Meio Ambiente

A empresa tem como premissa promover o desenvolvimento empresarial considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais e está engajada em projetos e programas de qualificação profissional, qualidade de vida e preservação ao meio ambiente.

O comitê de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, formado por funcionários de diferentes áreas, é responsável em promover ações sociais e de bem-estar dentro da empresa e até na comunidade. As demandas de projetos sociais e solicitações de parcerias são analisadas previamente pelo Comitê de Sustentabilidade.

PROJETOS AMBIENTAIS

No quesito ambiental, atuamos com uma Política específica para melhorar a gestão de resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas. Entre as ações, o principal destaque é o projeto Aterro Zero, que zerou a quantidade de resíduo enviada para aterro sanitário, além do plantio de mais de 1.000 árvores nativas, sendo mais de 150 t de CO₂ compensadas por ano. 

Desde 2017, a empresa possui o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde, do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

ATERRO ZERO

O projeto Aterro Zero é uma iniciativa estratégica que traduz o compromisso da GBMX com a sustentabilidade, em ações concretas e mensuráveis, alinhadas aos princípios da economia circular. Ao eliminar o envio de resíduos para aterros sanitários, a empresa adota uma abordagem sistêmica de gestão de resíduos, mapeando todo o ciclo produtivo — desde o recebimento das matérias-primas até a destinação final — e promove a integração entre áreas-chave como Engenharia, Materiais, Manufatura, Compras e Meio Ambiente.

O projeto contribui significativamente para a mitigação de riscos legais e ambientais, assegurando conformidade com legislações e normas aplicáveis. Ao mesmo tempo, reforça a reputação institucional da empresa junto aos clientes, investidores e à sociedade, consolidando sua imagem como referência em práticas industriais sustentáveis.

Além disso, o Aterro Zero impulsiona a inovação contínua nos processos e produtos, fortalece a cultura interna de responsabilidade socioambiental, e amplia a competitividade da empresa em um mercado cada vez mais orientado por critérios ESG. Com isso, a GBMX avança em sua jornada rumo à uma indústria mais eficiente, e alinhada às demandas do futuro.

PLANTIO DE ÁRVORES

Realizamos uma ação especial de plantio de árvores, com a participação de funcionários e familiares, marcando o início de um projeto de reflorestamento com mais de 1.000 mudas nativas, um passo importante rumo à descarbonização e à sustentabilidade. A iniciativa gerou compensação anual superior a 150 toneladas de CO₂.

RECICLAGEM DE SOLVENTES

O processo de recuperação de solventes utilizados na limpeza de ferramentas, que reduz significativamente as emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC), otimiza custos e mantém o ciclo produtivo em conformidade com os princípios de circularidade.

JORNAL DO MEIO AMBIENTE

Desde 2017, as práticas e o compromisso da GBMX em alinhar o compromisso da empresa em alinhar eficiência operacional e responsabilidade ambiental têm sido reconhecidas com o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde, concedido pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, reafirmando a liderança da companhia em sustentabilidade no setor ferroviário

GESTÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA

Além dos programas ambientais, as empresas realizam, há quatro anos, o monitoramento da Gestão dos Gases de Efeito Estufa, inventariando as emissões anuais de GEE.

DOAÇÃO DE MATERIAL RECICLADO

Todo material plástico segregado na coleta seletiva da GBMX, aproximadamente seis toneladas por mês, é doado para uma Cooperativa que recicla anualmente cerca 3.000 toneladas de resíduos, gerando trabalho e renda para 40 famílias.

DOAÇÃO DE DORMENTES ABPF

Preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade em seus negócios, a GBMX faz a doação de dormentes, que são gerados na substituição da linha férrea interna da empresa, à Maria-Fumaça Campinas x Jaguariúna da ABPF* (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Os dormentes, que seriam descartados pela empresa, serão utilizados nas caldeiras das locomotivas que fazem o trajeto turístico da cidade de Campinas até Jaguariúna. Esta doação reflete o compromisso da GBMX com o meio ambiente, buscando sempre adotar práticas alternativas ao descarte de materiais. Além disso, reforça o compromisso social, fomentando a preservação histórica das linhas de ferro e das máquinas a vapor.