União estuda projeto de ferrovias no Sul de Minas Gerais

Diário do Comércio – Em seminário da SME, representante do Ministério dos Transportes diz que seriam para escoamento de café

O governo federal estuda implantar ferrovias na região do Sul de Minas Gerais para o escoamento da produção de café. Os estudos de viabilidade foram contratados em uma parceria do Ministério dos Transportes (MT) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto conectaria trechos entre Varginha e a estação Engenheiro Bhering, em Lavras, revelou o diretor do Departamento de Outorgas Ferroviárias da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário (SNTF) do ministério, Hélio Roberto.

Ele divulgou a intenção do ministério durante o seminário “Minas de volta à mobilidade”, realizado pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) em sua sede, em Belo Horizonte. Os estudos devem ser finalizados nos próximos meses.

A conexão dos trechos aproveitaria a malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada pela VLI. “Se houver viabilidade econômica, há possibilidade de ter chamamento público para escoar a produção de café via Porto Seco Sul de Minas para Barra Mansa (RJ) e de lá até Angra dos Reis (RJ)”, comenta Roberto. Os estudos são realizados para abertura de licitação ou prorrogação antecipada da concessão da FCA.

O processo retrocedeu alguns passos após a derrubada dos vetos do Marco das Ferrovias. O procedimento de chamamento público para autorizações estava regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com os vetos.

Fonte: Diário do Comércio/Marco Aurélio Neves (https://diariodocomercio.com.br/economia/uniao-estuda-projeto-ferrovias-sul-minas-gerais/#gref)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados