Terremoto na Turquia derrubou produção de aço do país em quase 30% em fevereiro, diz Worldsteel

Valor Econômico – Produção de aço turca fechou o mês em 2,1 milhões de toneladas, com o país caindo para o 10º lugar no ranking de produtores

A siderurgia turca registrou queda de 28,9% na produção de aço bruto em fevereiro na comparação com mesmo mês de 2022, afetada pelo forte terremoto que atingiu o país. O impacto dos abalos sísmicos atingiu 11 províncias do país, envolvendo áreas de produção de aço e comprometendo vias de infraestrutura viária e portuária.

A produção de aço turca fechou o mês em 2,1 milhões de toneladas, com o país caindo para o 10º lugar no ranking de produtores.

O desastre, que ocorreu em 6 de fevereiro e atingiu também a vizinha Síria, deixou um rastro de mais de 50 mil pessoas mortas. Além disso, provocou distúrbios no mercado mundial de sucata de ferro e aço — a Turquia é o maior importador dessa matéria-prima para abastecer suas usinas.

Sucata ferrosa

Com isso, os preços da sucata ferrosa no mercado global — que tem os EUA como maior exportador — caíram. O Brasil, importante exportador para a Ásia, sentiu baixa de até 10% nos preços, conforme entidade dos produtos.

A produção mundial de aço bruto, por sua vez, mostrou desaceleração do desempenho negativo mensal do último ano, graças à China. Em fevereiro, foi registrado recuo de 1% no volume do mês, ante um ano atrás, para 142,4 milhões de toneladas, reportou nesta quinta-feira (23) a World Steel Association (WSA).

A entidade, baseada em Bruxelas, na Bélgica, informa que os números representam a produção siderúrgica de 63 países que passam seus dados à WSA. No acumulado do ano, registrou volume de 297,8 milhões de toneladas, com retração de 0,8%.

Na China

A produção da China, maior produtor e consumidor de aço no mundo — mais de 50% do total global —, foi estimada pela WSA em 80,1 milhões de toneladas no mês passado, o que representou aumento de 5,6% ante fevereiro de 2022.

No ano, o volume acumulado de aço bruto das siderúrgicas chinesas também cresce, na mesma base de comparação — alta também de 5,6%.

Demais países e Brasil

Entre os demais países do ranking dos dez maiores produtores globais, somente Coreia do Sul e Irã apresentaram crescimento de volume em fevereiro. Índia, Japão, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Brasil e Turquia tiveram desempenhos negativos.

No Brasil, conforme a WSA, a produção ficou em 2,5 milhões de toneladas, o que representou recuo de 6,7% no mês ao se comparar com fevereiro do ano passado. O volume acumulado de 2023 somou 5,3 milhões de toneladas, baixa de 5,8% em relação ao mesmo período de 2022.

Foto: captura de tela Valor Econômico

Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/03/23/terremoto-na-turquia-derrubou-produo-de-ao-do-pas-em-quase-30-pontos-percentuais-em-fevereiro-diz-worldsteel.ghtml)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados