TCU autoriza edital para leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Com o aval, o governo poderá realizar o leilão de concessão do trecho de 535 km entre as cidades de Caetité e Ilhéus

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou nesta quarta-feira a publicação do edital para licitação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), na Bahia. Com o aval, o governo poderá realizar o leilão de concessão do trecho de 535 km entre as cidades de Caetité e Ilhéus.

 

O vencedor do certame irá concluir as obras da estrada de ferro, que está sendo construída pelo governo, bem como providenciar os sistemas de comunicação e sinalização e o material rodante.

 

Iniciada em 2011, a Fiol foi planejada originalmente para viabilizar a exploração e o escoamento do minério de ferro encontrado em jazidas no interior do Estado. Outro objetivo é transportar a produção de grãos vinda do oeste baiano.

 

A posição do plenário do TCU divergiu em parte das recomendações da área técnica do tribunal, que apontou algumas inconsistências e propôs mais exigências antes da liberação do leilão.

 

O mesmo aconteceu em passado recente com a aprovação de prorrogações antecipadas das concessões de outras ferrovias, como a Malha Paulista, a Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória-Minas.

 

“Hoje estamos dando um passo importante para reduzir esse brutal e vergonhoso gargalo na infraestrutura brasileira”, disse o presidente do TCU, José Múcio.

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2020 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados