Reunião ABIFER e BAMIN

Na manhã desta terça-feira, 8, a Bahia Mineração – BAMIN, que atua no Brasil há mais de 15 anos, reuniu virtualmente com as associadas da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária e do SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.  Os planos de trabalhos e investimentos da mineradora, vencedora do leilão FIOL 1 em 8 de abril deste ano, foram apresentados por Gustavo Cota, gerente geral de planejamento e estratégia.

O encontro reuniu cerca de 52 associadas da entidade, que além de ouvirem a apresentação de Costa, puderam esclarecer dúvidas sobre os projetos da empresa.

Costa destacou que o projeto principal da BAMIN é o depósito de minério de ferro próximo a Caetité que possui 562 milhões de toneladas em reservas, comprovados por mis de 60 km de soldagem. Hoje, a mina produz um milhão de toneladas/ano, que é escoada via ferrovia pela VLI, e que chegará a dois milhões de toneladas/ano em 2022, chegando a 18 milhões de toneladas/ano. “É fundamental uma logística para esse volume”, destacou o executivo.

De acordo com o contrato de concessão, a BAMIN será responsável pela FIOL 1, com 537km ligando Ilhéus e Caetité e pelo porto Sul (porto multiuso de águas profundas em Ilhéus). A FIOL tem capacidade de escoar 60 milhões de toneladas/ano, enquanto o porto Sul terá capacidade de 40 milhões de tonelada/ano. Costa destaca que a BAMIN utilizará menos de um terço da capacidade de transporte da FIOL e metade do Porto Sul, e que tanto a ferrovia quanto o Porto deverão ser utilizados para o transporte de outros produtos, seja agronegócios e até mesmo fertilizantes. “Será um corredor logístico de alta eficiência para o minério de ferro e outros produtos”.

A previsão da BAMIN é de que ferrovia e porto estejam operando em cerca de 5 anos, em 2026. Costa lembrou que a FIOL está em estágio avançado de obras, sendo 75% do trecho 1 e 43% do trecho 2 concluídos.  A estimativa de investimentos da mineradora é de 5,4 bilhões dentro dos 30 anos de concessão. “Está prevista também a instalação de um terminal de multicargas em Caetité para utilização do trecho 1’.

A empresa planeja os investimentos em material rodante e equipamentos a partir de 2024. Inicialmente está prevista a aquisição de 16 locomotivas e algo em torno de um mil vagões para minério de ferro. Segundo ele, o minério é a demanda atual da companhia, mas futuramente irá buscar outros negócios. Costa destacou que a Bamin está em busca de inovação e tecnologia e está aberta a trabalhar juntos aos fornecedores para o desenvolvimento de projetos inovadores e tecnológicos para atender sua demanda. “Somos apaixonados por tecnologia e inovação e agora temos a oportunidade de montar um parque de equipamentos do zero e vamos buscar essa inovação”, ressaltou.

Costa destacou que os fornecedores podem se cadastrar no link. Ele irá enviar o link ao Vicente Abate que encaminhará às associadas.

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