Obras da Ferrovia Transnordestina irão até o Porto do Pecém, deixando em segundo plano o ramal para o Porto de Suape, em Pernambuco

Com o andamento da ferrovia até o Porto de Pecém, representantes de Pernambuco estão profundamente incomodados com a decisão do Ministério da Infraestrutura

Click Petróleo e Gás – As forças políticas e econômicas de Pernambuco estão profundamente incomodadas com a decisão do Ministério da Infraestrutura pelo fato de que as obras da Ferrovia Transnordestina darão seguimento apenas ao ramal que chega ao Porto do Pecém, deixando em segundo plano o ramal para o Porto de Suape. Desde que a decisão foi anunciada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, em 21 de julho, as elites políticas e empresariais de Pernambuco começaram a bater cabeça e trocar acusações.

Trecho será entregue somente até o Porto de Pecém, no estado do Ceará

Apesar de ainda não haver um pronunciamento oficial do governo federal em relação à construção da ferrovia Transnordestina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, comunicou em uma entrevista ao Valor Econômico, concedida recentemente, que o traçado será entregue somente até o Porto de Pecém, no Ceará. Segundo Freitas, não haveria viabilidade para as obras dos dois trechos e, por conta disso, apenas um deveria ser construído.

O pronunciamento do ministro da Infraestrutura tem acalorado debates e levantado questionamentos sobre as motivações para a escolha do trecho cearense. Políticos e agentes públicos têm se esforçado para atrair a atenção do público para o imbróglio que envolve a controversa ferrovia.

O projeto da ferrovia Transnordestina

A ferrovia Transnordestina não é um projeto de uma ferrovia para Suape ou para Pecém. A concessão foi feita há quase 26 anos e ainda não temos uma obra construída. Em sua concepção, a Transnordestina é uma obra de integração regional. Portanto, ela não é uma obra do Ceará ou de Pernambuco.

É uma obra que integra as diversas cadeias de produção e de logística, por consequência. A ferrovia não foi pensada para poder resolver o problema econômico de Suape ou o problema econômico de Pecém, mas sim para integrar o Nordeste e, a partir disso, integrar a região a outras cadeias produtivas.

Foto: Reprodução Click Petróleo e Gás

Fonte: Click Petróleo e Gás (https://clickpetroleoegas.com.br/obras-da-ferrovia-transnordestina-irao-ate-o-porto-do-pecem-deixando-em-segundo-plano-o-ramal-para-o-porto-de-suape-em-pernambuco/)

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