NT Expo Xperience aborda o “Crescimento da produção de transporte ferroviário no 1º semestre e plano de investimento para 2022”

A NT Expo Xperience começou hoje, dia 05.10, de forma totalmente digital, com a participação do diretor do Departamento de Transporte Ferroviário do Ministério de Infraestrutura, Ismael Trinks, que abordou o tema: “Crescimento da produção de transporte ferroviário no 1º semestre e plano de investimento para 2022”.

Trinks iniciou sua apresentação falando sobre a situação atual das ferrovias, que ainda é bem precária, com uma malha ferroviária relativamente baixa, com apenas sete mil km de trilhos em plena operação e cerca de 13,5 mil kms de ferrovias ociosas. “A ferrovia brasileira está muito concentrada nas regiões Sul e Sudeste, enquanto grande parte da carga vem do centro-oeste, por isso hoje podemos dizer que a ferrovia nacional não acompanhou o desenvolvimento do país. A equipe do MInfra está trabalhando para mudar isso.

Segundo Trinks, a equipe do MInfra trabalha para aumentar a ferrovia na matriz do transporte através de quatro pilares: novas concessões, prorrogações antecipadas, investimentos cruzados e autorizações, através da MP 1065/2021. Já foram realizadas três prorrogações antecipadas de concessões: Malha Paulista, Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e ainda neste ano duas novas prorrogações devem ser enviadas ao Tribunal de Contas da União (TCU), da MRS, prevista para ser enviada ainda no mês e outubro, e Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que deve ser enviada até dezembro, e também da Malha Sul. Além disso, foram realizadas as novas concessões da Ferrovia Norte-Sul (FNS) e Ferrovia Integração Leste Oeste (FIOL) 1. O Governo Federal, através do investimento cruzado, lançou a pedra fundamental da Ferrovia Integração Centro Oestre (FICO). Trinks explica que o investimento cruzado possibilita a utilização da outorga na viabilização de conclusão de novas ferrovias, como a FIOL 2 e 3. “Não podemos trabalhar com recursos públicos, por isso a importância da utilização dos recursos privados do investimento cruzado”, destacou.

A Medida Provisória (MP) 1065/2021 também foi destacada por Trinks como uma grande ação do Governo Federal, mas segundo Trinks é importante que haja pressão para que o Projeto de Lei 261 seja votado rapidamente para oferecer maior segurança aos investidores. “A MP 1065 foi publicada no início de setembro e, em menos de um mês, recebemos 14 pedidos de autorizações, somando cerca de R$ 82 bi de investimentos e quase 5,5 mil kms de extensão. Esse número foi uma grata surpresa da equipe, que imaginava receber uns seis pedidos. Temos certeza de que o número será ainda maior”, observou, destacando que é importante a aprovação da PLS 261.

Quantos aos investimentos nos próximos anos, Trinks destacou que haverá grandes investimentos nos próximos anos, seja com as prorrogações, novas concessões e mesmo autorizações. Ele destacou o investimento de R$ 1,94 bi previsto pela EFC ainda em 2021, o investimento de R$ 1,68 em material rodante previsto pela FCA em 2022 e o investimento de R$ 2,92 bi da Malha Norte previsto para 2023. “Sabemos que haverá demanda para o crescimento do setor ferroviário nos próximos anos e estamos trabalhando para desenvolver ainda mais o transporte de carga em nosso país, com projetos consistentes. Nosso objetivo é equilibrar a matriz de transportes no país, ampliando a ferrovia, estimulando a concorrência e reduzindo o frete. Assim poderemos deixar o custo Brasil mais competitivo”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion/AmstedMaxion

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