Mudanças no programa BR do Mar são promulgadas

Agência Senado – Trechos do veto presidencial ao projeto que criou o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem, conhecido como BR do Mar, foram reinseridos nesta sexta-feira (25) na  Lei 14.301, de 2022.  A promulgação está publicada no Diário Oficial da União.

Entre os itens vetados por Jair Bolsonaro e restabelecidos pelo Congresso Nacional no dia 17 de março, está a recriação do Reporto (benefício tributário ao setor). O Reporto suspende a cobrança do IPI, do PIS/Cofins e do Imposto de Importação na compra de máquinas, equipamentos e outros bens para os terminais portuários. 

Outro item recuperado após a derrubada do VET 10/2022 é a mudança nas alíquotas do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), taxa paga por cada frete feito no Brasil para bancar um fundo para compra e manutenção de navios. 

A nova lei teve origem no PL  4.199/2020, projeto de autoria do próprio Executivo. O relator da matéria foi Nelsinho Trad (PSD-MS).

Porto de Itajaí, em Santa Catarina: benefícios tributários ao setor foram reinseridos na lei / Foto: SECOM Itajaí (reprodução Agência Senado)

Fonte: Agência Senado (https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/03/25/mudancas-no-programa-br-do-mar-sao-promulgadas)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados