Ministro da Infraestrutura participa do VI Encontro ANTF de Ferrovias

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas participou da programação do segundo dia do VI Encontro ANTF de Ferrovias, que aconteceu pela primeira vez em formato 100% virtual, no painel “Um Panorama do Setor Ferroviário”. A apresentação também contou com a participação de dirigentes das ferrovias: Benony Schmitz, presidente do Conselho Diretor da ANTF e diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina (FTC); Guilherme Mello, diretor-presidente da MRS; Beto Abreu, diretor presidente da Rumo; Ernesto Pousada, presidente da VLi; Vagner Loyola, diretor da Cadeia de Valor Integrada de Ferrosos da Vale; Marcello Barreto, diretor Comercial e de Operações da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL/TLSA); Rafael Vitale, diretor geral da ANTT, e Guilherme Sampaio, diretor da ANTT.

Em sua apresentação, Tarcísio falou sobre o bom momento do setor ferroviário com a realização dos leilões de concessões, como o da Ferrovia Norte-Sul e da Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol), e os processos de renovação antecipada, como os que já aconteceram: Malha Paulista e ferrovias da Vale (EFC e EFVM), além dos que devem acontecer em breve, da MRS e FCA. O ministro destacou ainda que espera, em breve, a aprovação do PLS 261, que é o Marco Legal das Ferrovias, e que será uma alavanca para os investimentos ferroviários.

Segundo Tarcísio, o presidente Jair Bolsonaro colocou as ferrovias como prioridade em seu governo para o equilíbrio da matriz dos transportes. “Para aumentarmos a participação das ferrovias era fundamental a retomada do setor e trabalhamos fortemente para isso, com leilões e renovações de concessões”, observou. Tarcísio destacou o projeto da Ferrogrão que, segundo ele, é um projeto bastante promissor, que já está com estudos bem avançados e grandes investidores interessados. “Acredito que a Ferrogrão é uma realidade e que irá impulsionar ainda mais o transporte de cargas sobre trilhos”, observou.

Tarcísio destacou que o Ministério pretende reforçar suas ações no setor ferroviário durante o próximo mês, que está sendo batizado de “Setembro Ferroviário”. Segundo ele, dois eventos já estão garantidos: a assinatura do contrato da FIOL no dia 2; e o lançamento da pedra fundamental da construção da FICO, provavelmente no dia 17. “Esperamos também ter novidades sobre o PLS 261 ainda em setembro”, observou.

Os dirigentes das operadoras ferroviárias que participaram do painel destacaram que este é o melhor momento para o setor, com muitos investimentos que irão trazer maior eficiência para o transporte ferroviário de carga.

Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e por suas associadas — FTC, FTL, MRS, Rumo, TLSA, Vale e VLI —, o VI Encontro ANTF de Ferrovias aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto. O evento teve como objetivos a divulgação e o debate de trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas concessionárias, na indústria ferroviária e no meio acadêmico. Além disso, visa à promoção de um intercâmbio de conhecimento entre as ferrovias de cargas brasileiras e os seus diversos stakeholders. Cerca de 160 trabalhos foram selecionados e apresentados durante os dois dias de evento, que contou com a participação de 1,2 mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados