Minério de ferro dispara na China com esperanças de estímulo e temores de interrupção da oferta

InfoMoney – Uma possível interrupção no fornecimento também preocupa, embora alguns analistas tenham minimizado esse impacto.

Dalian e Cingapura atingiram seu nível mais alto em duas semanas nesta quinta-feira (1), uma vez que o sentimento melhorou com as perspectivas das políticas de estímulo chinesas para reativar a economia, dados de atividade industrial melhores do que o esperado e maiores preocupações com interrupções na oferta.

Dados fracos de manufatura aumentaram as expectativas de apoio para a indústria, disseram analistas do banco de investimentos ANZ em nota matinal.

O índice oficial de gerentes de compras (PMI) da manufatura divulgado na quarta-feira havia caído para 48,8, o menor nível em cinco meses, contribuindo para uma ampla fraqueza no mercado de metais ferrosos naquele dia.

No entanto, o PMI global Caixin/S&P subiu para 50,9 em maio, de 49,5 em abril, acima da marca de 50 pontos que separa crescimento de contração, mostraram dados na quinta-feira. A leitura superou as expectativas de 49,5 em uma pesquisa da Reuters.

Uma possível interrupção no fornecimento também preocupa, embora alguns analistas tenham minimizado esse impacto.

O grupo sul-africano de logística de carga Transnet suspendeu as operações em sua principal linha ferroviária de minério de ferro devido ao roubo de cabos, informou a empresa em comunicado na quarta-feira.

O minério de ferro mais negociado em setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 5,77%, a 743 iuanes (US$ 107,49) a tonelada, a maior alta desde 18 de maio.

O minério de ferro de referência de junho na Bolsa de Cingapura subiu 3,38%, para US$ 104,65 a tonelada, a maior alta desde 19 de maio.

“Não achamos que terá um grande impacto no mercado, já que a suspensão temporária do transporte provavelmente afetará apenas o ritmo dos embarques, sem reduzir muito os volumes gerais de embarque”, disse Cheng Peng, analista da Sinosteel Futures em Pequim.

Os demais ingredientes siderúrgicos – carvão metalúrgico e coque subiram 3,58% e 2,87%, respectivamente.

Os preços mais altos das matérias-primas também sustentaram os preços do aço. O vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 2,84%, para 3.546 iuanes por tonelada, a bobina laminada a quente teve alta de 3,1% e o aço inoxidável subiu 2,31%.

(com Reuters)

Foto: captura de tela Info Money

Fonte: InfoMoney (https://www.infomoney.com.br/mercados/minerio-de-ferro-dispara-na-china-com-esperancas-de-estimulo-e-temores-de-interrupcao-da-oferta/)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados