De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o consumo de combustível por tonelada transportada em uma ferrovia moderna corresponde a cerca de 20% do consumo em uma rodovia. Os trens de carga emitem 70% menos dióxido de carbono (CO2) e 66% menos monóxido de carbono (CO) do que os caminhões. Além disso, a indústria ferroviária já começa a desenvolver materiais ecologicamente corretos.rn
rnUm exemplo são os dormentes ecológicos, produzidos, após um processo de alta tecnologia, com lixo reciclável transformado em madeira” plástica. Os dormentes são peças utilizadas para assentar os trilhos das estradas de ferro. As peças servem para emprego nas malhas ferroviárias, metroviárias ou nos Veículos Leves sobre Trilhos. Os dormentes ecológicos depois de retirados do local onde foram aplicados, podem ser desmanchados e reaproveitados, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente. Suas vantagens são: alta durabilidade, imunidade às pragas, não eliminam farpas, não absorvem umidade, são fáceis de limpar, resistentes à corrosão e com baixo custo de manutenção. rn
rnEncontra-se em fase de estudos a ampliação do uso de locomotivas movidas a biodiesel, o que traria impactos positivos ao meio ambiente. Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), cada tonelada de biodiesel consumido evita a emissão de 3,5 toneladas de CO2, decorrente do diesel mineral.rnrn”
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