A Greenbrier Maxion, empresa líder com mais de 79 anos de atuação no segmento ferroviário, foi reconhecida com o Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde, entregue pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo pelas ações sustentáveis adotadas pela empresa.
A premiação é concedida pela publicação após um criterioso levantamento junto a órgãos que promovem e regulam ações de preservação ambiental como o IBAMA, CONAMA, Secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente, entre outras.
A empresa, que tem o compromisso de replicar uma cultura de cuidado e manutenção do meio ambiente em seus processos, produtos e serviços, tendo como princípios o atendimento à legislação vigente e aos requisitos do mercado, possui ainda uma Política Ambiental específica para melhorar a gestão de resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas.
Entre as ações desenvolvidas, o destaque fica para o programa de reciclagem e redução dos resíduos orgânicos. Implantado há cerca de 4 anos, é baseado nos conceitos da Economia Circular e tem como objetivo tratar os resíduos sólidos orgânicos da GBMX com a melhor tecnologia existente, reduzindo o impacto ambiental e ao mesmo tempo incentivando a economia da suinocultura da região. Hoje, 100% dos resíduos orgânicos são transformados em alimentação de suínos.
Além disso, o consumo consciente de água também é uma premissa, com economia de 34% no consumo entre os anos de 2017 a 2022, através da eliminação de vazamentos e o sistema de telemetria de um dos poços.
A empresa também realiza a doação de dormentes – gerados na substituição da linha férrea interna para a à Maria-Fumaça Campinas x Jaguariúna da ABPF* (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e o reflorestamento da Área de Preservação Permanente do Ribeirão Jacuba, com o plantio de mais de 1,6 mil mudas nativas;
Dentro da esfera de produtos, o foco se dá no desenvolvimento de vagões de carga cada vez mais tecnológicos e eficientes que trazem, além de ganhos na produtividade para o cliente, eficiência e competitividade para o transporte ferroviário do país, reduzindo não somente as emissões de CO2, mas também o consumo de combustível e a segurança operacional.
Além da Certificação Selo Verde, recebido desde 2017, a empresa também possui a certificação ISO 14001, que provê para as organizações uma metodologia de gerenciamento dos seus riscos ambientais, com base na conformidade em relação ao atendimento dos requisitos legais. A nova versão da norma, do ano de 2015, tem o propósito de permitir uma gestão mais eficaz do pilar ambiental da sustentabilidade das organizações.
O nosso compromisso é com o menor impacto e melhor gerenciamento dos recursos, contribuindo para o escoamento das riquezas brasileiras e sustentabilidade para todo o modal ferroviário.
A Greenbrier Maxion – Situada em Hortolândia-SP, há 79 anos desenvolve e produz vagões de carga e truques ferroviários, além de reformar, adaptar e modernizar vagões e seus componentes. Possui capacidade de produção acessível e eficiente, com expertise em projetos inovadores e sustentáveis.
O Selo Verde – Concedido pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, após uma rigorosa pesquisa realizada no Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Conama e Secretarias Estaduais e Municipais do Meio Ambiente, a premiação reconhece as empresas que estão em dia com as licenças ambientais e a legislação, e que adotam iniciativas próprias que preservam a natureza.
Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion
©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados
Compartilhe nas Redes Sociais: