Gerdau e Randon entram na locação de veículo pesado

Valor Econômico – Grupos industriais formam joint venture para atuar na locação de caminhões e semirreboques; mais à frente, também máquinas para construção e o agronegócio

Dois grupos industriais gaúchos de renome internacional, Gerdau e Randon se unem para entrar em um novo negócio – locação de veículos pesados. Bem diferente do que fazem hoje. A parceria de uma joint venture será lançada hoje, dia 02. A operação tem investimento de partida de R$ 250 milhões, mas o objetivo é ter a liderança de um mercado, segundo as duas sócias, ainda pouco explorado no país.

A nova empresa, que terá 50% de participação de cada grupo, só depende do aval do Cade, órgão antitruste brasileiro, para começa a atividade. A sede ficará em São Paulo, com diretoria própria, e a companhia – ainda sem nome – estará aberta para receber aportes de capital de fundos de investimentos e financeiros bem como de empresas com expertise no campo da logística.

O objetivo é ampliar o portfólio de produtos – de caminhões e semirreboques, no começo da operação, para máquinas das linhas amarela (construção) e verde (usadas no agronegócio).

Inicialmente, o foco são companhias transportadoras bem como caminhoneiros autônomos que, em geral, dispõem de menos capital para compra direta. Segundo números da Gerdau, o país tem uma frota de 2,6 milhões de caminhões e mais de 1,2 milhão têm idade acima de 15 anos. Ou seja, apta para renovação. “Está aí um mercado com enorme potencial para a empresa no mercado de locação”, disse Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, ao Valor.

Sérgio Carvalho, presidente executivo das Empresas Randon, informou que nos Estados Unidos 95% dos semirreboques para contêineres são adquiridos via leasing; em carga geral, 30%. “O Brasil começa a aparecer, mas com percentual pequeno. Por isso, vemos um espaço relevante nesse segmento”, disse, lembrando que a Randon vinha estudando entrar nessa área há anos.

Para a Gerdau, a formação da joint venture é mais um avanço na ampliação da Gerdau Next, nova divisão de negócios que busca outras fontes de receita para o grupo. Foi criada em 2021, herdando alguns negócios, e vem investindo em outros – desde logística via plataforma digital à produção de grafeno. A locação de veículos pesados e futuramente também de máquinas pesadas, é mais uma caixinha no portfólio.

Segundo informações, o país tem uma frota de 2,6 milhões de caminhões; mais de 1,2 milhão têm idade acima de 15 anos

Werneck destaca que Gerdau e Randon têm uma grande história juntas. “Nosso relacionamento é de mais de 50 anos e temos culturas de negócios muito parecidas”, diz. Carvalho ressalta a longa história de parceria comercial dos dois grupos e a tradição de parcerias da Randon em negócios: 36 anos nos EUA com empresa local e 27 anos na Alemanha. “Estou muito confiante no sucesso dessa joint venture”, afirmou ao Valor.

As tratativas entre Gerdau e Randon começaram em setembro de 2021, avaliando as sinergias de ambas. O desenho da parceria ganhou velocidade nos últimos cinco meses, após estudos em 28 cidades de sete Estados e entrevistas com grupos transportadores e com os autônomos.

Nas sinergias, Randon traz o fato de ser a grande fabricante de semirreboques do país e de dispor de mais de 80 pontos na sua rede de distribuição de implementos. Já o grupo Gerdau, conta com a logística da G2L com grandes transportadores do país e também com seus clientes.

O negócio de locação de veículos, afirmam as duas empresas, é atrativo em termos de rentabilidade. Segundo informações do mercado, a margem de lucro operacional (Ebitda) varia de 70% a 85% sobre a receita. “Juntos com a Randon dispomos de capacidade de executar rapidamente o negócio para capturar esse valor”, afirmou o presidente da Gerdau.

Atualmente, esse mercado vêm atraindo novos grupos. A Vamos, empresa da Simpar (grupo Júlio Simões), é uma das que atuam há alguns anos, além da Ouro Verde (fundo Brookfield). Semana passada a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Volkswagen Financial Services lançaram um programa de assinaturas para locação de caminhões, primeiro a ser oferecido por uma montadora do segmento no país. “Pretendemos ser a líder desse mercado”, disse Werneck.

O grupo Gerdau está se preparando para tornar a Gerdau Next em uma unidade independente de negócios, como as quatro de aço existentes (Brasil, EUA, América do Sul e Especiais), com balanço financeiro próprio. A divisão, que absorveu alguns negócios criados no desde 2018, tem como principal empresa a G2L, de transporte logístico, que estão migrado da logística tradicional para a mobilidade. A estimativa é faturar R$ 1,4 bilhão neste ano.

As demais são G2Base (fundações de obras imobiliárias), Juntos Somos + (de varejo da construção, com 27,5% das ações), Gerdau Graphene (produção de materiais à base de grafeno), Brasil ao Cubo (construção industrializada modular), com 33%, e uma joint venture com a Shell Brasil em energia solar para erguer um parque na região norte de Minas até fim de 2023. A Gerdau Next Ventures é voltada para acelerar empresas startups.

Líder nos setores de semirreboques, vagões ferroviários, autopeças e serviços, a Randon opera 29 unidades industriais e tem presença em 120 país. No primeiro semestre de 2022, a empresa gerou receita líquida consolidada de R$ 5,25 bilhões. O grupo Gerdau, maior fabricante de aço do país de capital nacional, e um dos maiores de aços longos nas Américas e de aços especiais do mundo, tem operações siderúrgicas em nove países. De janeiro a junho, a companhia registrou receita líquida de R$ 43,3 bilhões.

Foto: captura de tela Linkedin Gerdau

Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/09/02/gerdau-e-randon-entram-na-locacao-de-veiculo-pesado.ghtml)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados