Ferrovia que corta região de Araçatuba desperta interesse de grupo de empresas

Folha da Região – O sistema ferroviário responde atualmente por apenas 11% dos serviços de transporte de cargas em São Paulo, ficando atrás de modais como o rodoviário, o aéreo e o aquaviário.

A ferrovia que corta a região de Araçatuba, conhecida como Malha Oeste, está prestes a entrar em uma nova fase de administração, despertando o interesse de empresas que buscam reativar e revitalizar essa importante via de transporte ferroviário. A Malha Oeste se estende de Mairinque, no interior de São Paulo, até Dourados, no Mato Grosso do Sul, com um total de 1.973 quilômetros de extensão.

Segundo informações publicadas pelo jornal Correio do Estado, de Campo Grande (MS), um grupo de empresas, que inclui empresas ligadas à holding J&F, como a J&F Mineração e a Eldorado Celulose, além da Suzano e até mesmo empresas do setor petroquímico, como distribuidoras, já realizou conversas de bastidores com o objetivo de formar um consórcio para administrar a Malha Oeste.

A Rumo Logística, uma das principais empresas do setor ferroviário, também é mencionada como uma possível integrante desse consórcio. Segundo apurado pelo Correio do Estado, a Rumo Logística poderia se juntar ao grupo que busca administrar a ferrovia. A Malha Oeste atualmente está em fase de seleção de uma nova concessionária, e recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde para que a empresa renegocie sua permanência na concessão, sem necessariamente participar do processo de relicitação aberto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A história da privatização da Malha Oeste remonta à década de 1990, mas, devido à falta de fiscalização adequada, os investimentos necessários não foram realizados. Inicialmente, a Ferrovia Novoeste S.A. assumiu a concessão em julho de 1996, sendo posteriormente controlada pela América Latina Logística (ALL) a partir de julho de 2008. Em 2015, ocorreu uma fusão com a Rumo Logística, que, no entanto, deixou o negócio há quatro anos.

Enquanto isso, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), tramita um projeto de lei que visa ampliar a exploração das ferrovias paulistas, buscando melhorar o tráfego de passageiros e cargas e aumentar a eficiência do setor. A Malha Oeste está incluída nesse pacote de medidas.



De acordo com a Secretaria de Estado de Logística e Transportes, o sistema ferroviário responde atualmente por apenas 11% dos serviços de transporte de cargas em São Paulo, ficando atrás de modais como o rodoviário, o aéreo e o aquaviário. O Projeto de Lei 148/2022 é de autoria do Governo do Estado de São Paulo.

Ferrovia na região: empresas buscam revitalizar transporte ferroviário com infraestrutura que corta a região de Araçatuba – GCN/Arquivo – captura de tela Folha da Região

Fonte: Folha da Região (https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2787076/aracatuba/2023/09/ferrovia-que-corta-regiao-de-aracatuba-desperta-interesse-de-grupo-de-empresas)

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