Ferrovia estadual: Mesmo com expansão, terminal de Rondonópolis continuará sendo o maior

A Tribuna – A obra de expansão da ferrovia com os trilhos que hoje chegam até Rondonópolis sendo levados até Cuiabá e Lucas do Rio Verde começa a se tornar realidade com a primeira licença emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para o início da construção.

Para Rondonópolis ficam as dúvidas quanto ao futuro e os impactos da expansão para a cidade, contudo, segundo a empresa Rumo S/A, concessionária da ferrovia, o projeto prevê que o terminal intermodal de Rondonópolis continue sendo o maior do Estado e da América Latina.

De acordo com Vinícius Delmondes, diretor comercial da Rumo em Rondonópolis, a expansão dos trilhos busca a abertura de novos mercados e não a redução da movimentação financeira no terminal de Rondonópolis.

“Hoje o terminal de Rondonópolis é o maior da América Latina e continuará sendo o primeiro mesmo com a expansão dos trilhos para as outras cidades”, destacou.

A primeira ferrovia estadual deve ter 740 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

O projeto prevê investimento de R$ 12 bilhões para a implantação da ferrovia estadual. A partir do início das obras, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager) ficará responsável pela fiscalização do andamento.

Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia, de forma direta e indireta.

A previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá estará concluído e em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Uma vez implantada, a Rumo Logística fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.

Foto: captura de tela A Tribuna MT

Fonte: A Tribuna (https://www.atribunamt.com.br/2022/06/25/ferrovia-estadual-mesmo-com-expansao-terminal-de-rondonopolis-continuara-sendo-o-maior/)

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