Expectativa de safra recorde de soja impulsiona ferrovia no porto de São Francisco do Sul

A próxima safra inicia já nos primeiros meses e por isso, administração do porto de São Chico projeta revitalização da estrutura ferroviária interna

ND+ – O porto já premiado como um dos com maiores movimentações no país se prepara para a próxima safra de soja. No Brasil, já a partir dos primeiros meses de 2022 o período se inicia, mas com a expectativa de recorde, a administração do porto de São Francisco do Sul se antecipou e concluiu obras de melhoramentos para a recepção do cereal pela ferrovia interna.

Se pensar numa rodovia mais adequada ainda é sonho distante pela duplicação da BR-280, a administração então investiu nessa parte de transporte. Foi um mês de trabalho e cerca de R$ 300 mil em investimentos com a mão de obra do próprio porto. Entre melhorias, o setor que recebe os trens, no terminal graneleiro, passou por ampla revitalização, como a reforma na balança ferroviária.

Outra melhoria recém terminada é a moega, estrutura onde são descarregados os vagões. É por este processo, numa esteira, que os grãos são direcionados para os armazéns ou navios. O elevador que transporta os cereais também passou por manutenção melhorias e toda estrutura de 27 metros de altura foi modernizada.

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, apresentou os dados até agora de 2021. Pela via ferroviária são cerca de 3 milhões de toneladas de cereais, o que representa cerca de 50% da movimentação de granel agrícola exportada por São Francisco do Sul. Em números de trens, mais de 700 que chegaram carregados de soja e milho.

A maioria dos grãos é de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e partem como principal destino a China.

O trajeto é feito por corredor ferroviário de Mafra, planalto norte de SC, ao Porto, o que são 170 quilômetros. Ou de Corupá, até 80 quilômetros ao complexo portuário, que pode ser o terminal graneleiro, administrado pelo Porto, ou mais dois terminais privados. Cada trem é formado por 80 vagões, que transportam em torno de 50 toneladas cada um.

Por ano, aproximadamente 57 mil vagões são descarregados. A integração entre o público e privado e seus investimentos podem melhorar ainda mais o que já é destaque para o litoral norte e o porto de São Francisco do Sul. Ou seja, duplicar a BR-280 é necessidade maior a cada ano e as boas condições das ferrovias, incluindo o desvio do contorno nos municípios. Problemas históricos que não podem mais ser colocados para depois.

Estrutura interna passou por melhorias com mão de obra interna e otimização de recursos- Foto: Gustavo Camargo/Divulgação Porto de São Francisco (reprodução site ND+)

Fonte: ND+ / Sabrina Aguiar (https://ndmais.com.br/economia-sc/expectativa-de-safra-recorde-de-soja-impulsiona-ferrovia-no-porto-de-sao-francisco-do-sul/)

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