Ernesto Pousada: Acelerar a expansão sem sair dos trilhos

Enfrentar um grande desafio logo após assumir uma posição de comando em um novo ramo de negócios é um teste capaz de ceifar ou impulsionar carreiras. Que o diga o engenheiro mecânico Ernesto Pousada, executivo com experiência nas indústrias de alimentos, produtos químicos e de papel e celulose, contratado para comandar um novo ciclo de expansão da empresa de serviços logísticos VLI. Ele assumiu o cargo de CEO em novembro de 2019 e quatro meses depois já teve que lidar com o imponderável, as consequências econômicas e sociais geradas pela crise da covid-19. “Foi intenso. Exigiu muito aprendizado, capacidade de se adaptar e mudar”, diz.

A VLI é concessionária de quase 8 mil quilômetros de trilhos nas ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), opera oito terminais integradores, que fazem a conexão entre o transporte rodoviário e ferroviário, e três terminais portuários. A missão de Pousada, eleito pela primeira vez Executivo de Valor, é estruturar e implementar um ambicioso plano para os próximos anos. A companhia planeja realizar aquisições e participar dos leilões ferroviários e portuários programados pelo governo federal.

“Vamos buscar ativos que se conectem com a infraestrutura atual da empresa.” A VLI também quer crescer por meio da oferta de novos serviços e com o ganho de eficiência nos ativos atuais. “Acreditamos que é possível dobrar o tamanho da companhia apenas com o desgargalamento de estruturas, aquisições de novos trens e a conquista de novos clientes.”

Mas todo o planejamento foi posto em xeque em março de 2020, quando a pandemia disseminou incertezas sobre o futuro da economia e insegurança social. O urgente se impôs. Era preciso cuidar das pessoas, tranquilizar clientes e garantir a sobrevivência do negócio. A necessidade dos gestores de se adaptarem a uma nova rotina, em home office, e ao mesmo tempo encontrar rapidamente soluções inovadoras para os novos problemas, aproximou e integrou a equipe. “Não achava que era possível. Para mim, o home office iria dispersar”, reconhece Pousada.

Uma das primeiras iniciativas da VLI foi garantir aos funcionários de que não haveria demissões. Outra foi estabelecer reuniões virtuais periódicas – inicialmente semanais e agora quinzenais – com grupos de 250 lideranças regionais. “Ouço mais que falo e muitas vezes respondo a questionamentos duros”, diz Pousada.

O contato com as dificuldades locais foi fundamental para a VLI estabelecer seu plano de ação. Foram criados serviços como o de telemedicina e telepsicologia para funcionários e seus familiares, assim como uma série de webcasts informativos. O transporte de vans para os locais de trabalho foi ampliado, reduzindo o número de pessoas em cada veículo.

Um programa de ajuda humanitária para as comunidades onde a companhia atua destinou R$ 8,5 milhões para doações de alimentos, materiais de higiene e proteção individual. Produtos adquiridos nos pequenos comércios locais apoiaram a atividade econômica regional. “A pandemia acelerou meu entendimento de que uma empresa e seu CEO têm o papel de promover desenvolvimento sustentável, inclusão e justiça social.”

Para o executivo, o legado é uma companhia mais humana e uma equipe mais engajada. Os resultados vieram com recordes mensais de volume de carga transportada em 2020. No ano, a receita líquida cresceu 6% e alcançou R$ 5,58 bilhões. Para 2021, a expectativa é de um crescimento de quase 10%. O aumento da atividade econômica e o crescimento da demanda internacional por commodities geraram mais carga a ser transportada. Mas não foi o único motivo. “O bom desempenho também é fruto de uma equipe engajada que tem conquistado novos clientes”, diz Pousada.

Ernesto Pousada

Empresas onde trabalhou: Dow Chemical, Ingredion e Suzano Papel e Celulose

Onde estudou: Escola de Engenharia Mauá; Fundação Instituto de Administração (FIA)

Com que idade se tornou presidente: 48 anos

Aplicativo sem o qual não vive: WhatsApp

Mania durante a pandemia: uma hora inteira de almoço

Momento de descompressão: triatlo e meditação

Trilha sonora: “Every Breath You Take” – The Police

Uma série ou filme: “Peaky Blinders”

Livro de cabeceira: “Terra Prometida”, de Barack Obama

Figura inspiradora: Barack Obama

Time do coração: São Paulo

Prato favorito: churrasco e cerveja

Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/executivo-de-valor/noticia/2021/07/21/ernesto-pousada-acelerar-a-expansao-sem-sair-dos-trilhos.ghtml)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados