Três ferrovias de Minas ficam fechadas por causa das chuvas

Três ferrovias sofreram interrupções, enquanto trem Vitória-Minas tem viagens suspensas por segurança

O Tempo – As chuvas intensas dos primeiros dias de 2022 não estão provocando apenas interrupções em diversas rodovias que cortam Minas Gerais, mas também nas ferrovias do Estado. Há ao menos duas interdições e um fechamento por segurança, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Infraestrutura no início da tarde desta terça-feira (11). Isso interfere no transporte de commodities para o litoral e atrapalha a vida de quem pretendia usar o trem Vitória-Minas.

O trem de passageiros que liga Belo Horizonte a Vitória está com viagens suspensas, pelo menos, até esta quarta-feira (12).  Quem já comprou passagem tem a opção de remarcar ou cancelar sem multa em até 30 dias. Mais informações sobre a intervenção podem ser obtidas por meio do Alô Ferrovias (08002857000), canal de atendimento gratuito mantido pela Vale para esclarecimento de dúvidas, críticas e sugestões.

Confira quais são as ferrovias temporariamente paralisadas, de acordo com o ministério:

– Ferrovia Centro-Atlântica, Santo Antônio do Monte/MG, concedida à VLI. Linha férrea totalmente interditada (queda de barreira).

– Ferrovia Malha Sudeste, Carandaí/MG, concedida à MRS Logística. A linha férrea está totalmente interditada no local (queda de barreira).

– Estrada de Ferro Vitória a Minas, Carandaí/MG, concedida à VALE. Por segurança, a Vale paralisou parcialmente a circulação de trens de cargas na ferrovia e produção dos Sistemas Sudeste e Sul, além das viagens do trem de passageiros, que estão suspensas preventivamente até quarta-feira (12).

Paralisação nas atividades

Como reflexo das chuvas, mineradoras com operação em Minas anunciaram a suspensão temporária de atividades. É o caso da CSN, que paralisou a extração e movimentação na barragem Casa de Pedra, em Congonhas. No final de semana, houve um vazamento de água em uma área ao lado da calha do barramento. A área foi vistoriada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) que não identificou riscos à segurança da estrutura. 

Segundo a CSN, a suspensão ocorreu devido aos registros de chuva forte na cidade nos últimos dias. O anúncio foi feito em um comunicado enviado a investidores, em que a CSN Mineração e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informaram que vão adotar “todas as medidas necessárias para a manutenção de sua operação, respeitando os cuidados necessários para garantir a segurança dos empregados e das comunidades”. 

A CSN ainda diz que espera retomar as atividades, de maneira gradual, nos próximos dias se houver condições climáticas favoráveis. No comunicado, a companhia ainda diz que a operação portuária de carregamento de minério no Terminal de Carvão em Itaguai, no Rio de Janeiro, também foi suspensa “em virtude do alto grau de umidade verificado no local”. 

A Mineração Usiminas (Musa) foi outra empresa a suspender as atividades em Itatiaiuçu. A interrupção não gera prejuízos econômicos e há matéria-prima para cobrir os dias paralisados.

A Gerdau informou que enfrenta problemas operacionais nas unidades em Minas, em função da chuva, mas os trabalhos seguem inalterados. O mesmo ocorre com a ArcellorMittal. 

A Vale, em nota, informou que paralisou a circulação de trens na Estrada de Ferro que liga Vitória a Minas. Também foi interrompida a produção dos Sistemas Sudeste e Sul em Minas. O professor Bernardo Campolina, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, cita que, em curto prazo, as pausas de operação não causam impactos financeiros às empresas e investidores. “Todo ano a mineração reduz as atividades no período chuvoso, é um processo comum e que está no ciclo da atividade”, cita.

Trem da Vale liga Vitória a Belo Horizonte e está com viagens suspensas até quarta-feira / Foto: Vale/divulgação (reprodução O Tempo)

Fonte: O Tempo (https://www.otempo.com.br/economia/tres-ferrovias-de-minas-ficam-fechadas-por-causa-das-chuvas-1.2594772)

Share on social media

©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved