Os planos da Rumo de investir R$ 4,7 bilhões na melhoria da malha paulista em troca do prolongamento, por mais 30 anos, do contrato de concessão – que vence em 2028 – beneficiarão as exportações da fábrica de celulose Fibria. É que a empresa construiu um terminal intermodal em Aparecida do Taboado – cidade por onde cruzam os trilhos da Rumo Malha Norte – para escoar a produção de 1,95 milhão de toneladas/ano por ferrovia até o terminal no Porto de Santos.
Os investimentos previstos para os próximos anos vão propiciar ganhos significativos em termos de capacidade de transporte da malha paulista, elevando-a dos atuais 35 milhões de toneladas para cerca de 75 milhões de toneladas/ano.
Ao longo dos quase 2.000 quilômetros de extensão da malha, serão realizadas duplicações de trechos, ampliação de pátios, modernização de via e obras para mitigar os conflitos urbanos entre a ferrovia e os municípios atravessados pela ferrovia.
A ideia é aumentar não apenas a capacidade de transporte da via, mas a segurança nas operações. Também está prevista a aquisição de 196 locomotivas e 2.575 vagões.
Fonte: Correio do Estado
©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved
Share on social media