Valor – Expectativa é que movimentação na Malha Central neste ano atinja 500 mil toneladas e, em 2023, 800 mil toneladas
A Rumo e a Andali (joint venture da cooperativa americana CHS e da BRFértil) inauguram oficialmente, nesta terça-feira (9), um terminal de fertilizantes na Ferrovia Norte-Sul, em Rio Verde (GO). O empreendimento deverá possibilitar o transporte de fertilizantes desde o Porto de Santos (SP) até Goiás.
Hoje, a demanda do agronegócio do Estado é abastecida basicamente por caminhões. A expectativa é que a operação ferroviária atenda de 60% a 70% dos volumes utilizados na região.
A movimentação na malha já havia sido iniciada em abril de forma preliminar pela Andali, empresa que realiza a mistura e o fornecimento de fertilizantes. A previsão é que os volumes na ferrovia cheguem a ao menos 500 mil toneladas ainda neste ano e a 800 mil toneladas em 2023, segundo Rafael Vaccari Gonçalves, presidente da companhia. Até 2025, a expectativa é alcançar 1,5 milhão de toneladas por ano. “É uma solução que vem para reduzir custos e dar mais eficiência.”
Além do terminal, foi erguida uma misturadora de fertilizantes no local, que deverá chegar à capacidade de 750 mil toneladas em 2023. O investimento total da empresa foi de R$ 160 milhões.
A Andali já tinha um terminal em Rondonópolis (MT). Com a nova estrutura, sua capacidade deverá mais do que dobrar e chegar a 6% de todo o volume do país, segundo o executivo.
Para a Rumo, trata-se do quarto terminal inaugurado na Malha Central, concessão que opera o trecho da Norte-Sul. O empreendimento integra o complexo logístico que o grupo está formando em Rio Verde. A companhia já havia construído no local um terminal de grãos. Até meados de 2023, também deverá ser entregue um novo terminal de combustíveis, que está sendo feito em parceria com a Dinâmica Terminais de Combustíveis (DTC).
Além disso, até o próximo ano, está prevista a conclusão de um novo terminal para contêineres em Anápolis (GO), feito em uma parceria entre o Porto Seco de Anápolis e a Brado (da Rumo).
O grupo já tem previsão para novos terminais na Malha Central, destinados à movimentação de grãos e farelo, no Norte de Goiás e no Sul de Tocantins, segundo Pedro Palma, vice-presidente comercial da Rumo. Porém, ainda não há cronograma definido para essa próxima etapa.
A construção do tramo central da Norte-Sul já está praticamente concluída, diz ele. Resta ainda um trecho curto entre Palmeiras de Goiás e Ouro Verde de Goiás, que deverá ser entregue até a virada deste ano. “Estamos dentro do planejado na Malha Central. A Rumo está perto de chegar a 30% de participação no mercado de grãos de Goiás”, afirmou.
Em relação à extensão da Malha Norte até Lucas do Rio Verde (MT), Palma diz que a companhia está em fase de ajuste para o início da construção. A Rumo já iniciou a prospecção comercial para a ferrovia, cujos terminais deverão seguir o modelo da Malha Central – bandeira branca e feitos em parceria com clientes.
Porém, ele diz que o fechamento dos acordos virá apenas em um segundo momento. “A vantagem neste caso é que já operamos no Mato Grosso, já temos bons relacionamentos”, diz.
Fonte: Valor (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/08/09/rumo-e-andali-iniciam-operacao-de-fertilizante.ghtml)
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