Renan Filho quer ampliar uso de ferrovias para escoamento de grãos e aumentar competição entre portos

InfoMoney – Em entrevista ao InfoMoney, ministro dos Transportes fala sobre construção de corredor ferroviário até “coração” da produção para aumentar eficiência

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu como objetivo dobrar a participação de ferrovias nas exportações brasileiras até 2035 e aumentar a proporção do escoamento de grãos neste modal ? atualmente dominado pelos minérios. A ideia é que a mudança eleve a produtividade do país e aumente sua competitividade no mercado internacional.

Em entrevista concedida ao InfoMoney, o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB), disse que o Brasil precisa investir na adequação da malha ferroviária às necessidades da produção agrícola, construindo um corredor que leve o coração da produção a portos localizados em diversas regiões.

“É preciso ter um corredor até o coração da produção do Mato Grosso, ligando tanto ao Porto de Santos quanto à construção de um porto no sul da Bahia. Esse corredor Leste-Oeste será muito importante para fortalecer o escoamento da produção do Brasil central por meio de ferrovias, usando menos rodovias”, disse.

“Imaginamos que até 2035 nós possamos elevar de 17% para 40% o escoamento da nossa produção [exportada] pelo modo ferroviário. Isso já vai ser uma transformação relevante, sobretudo porque vai crescer na área de grãos”, continuou.

Segundo o Ministério dos Transportes 85% do volume total exportado pelo modal ferroviário são minérios ? o que indica a participação ainda tímida dos grãos devido à baixa capilaridade do transporte por trilhos país afora.

Durante a entrevista, o ministro também defendeu a importância de o desenvolvimento da malha ferroviária estimular uma competição maior entre portos no país.

“Temos muita dificuldade de chegar com concorrência nos portos mais periféricos. O Arco Norte avançou um pouco, mas o Nordeste ainda está pouco explorado e poderia ser muito mais explorado. E mesmo o Sudeste, com portos fundamentais como o de Açu não recebem uma série de mercadorias, porque tem dificuldade de conexão”, pontuou.

Renan Filho conversou com a reportagem do InfoMoney durante o evento “Welcome Saudi Arabia”, promovido pela XP Investimentos, que recebeu mais de 300 executivos e gestores brasileiros e sauditas. No encontro, ele conversou com o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid A. Al-Falih, sobre a possibilidade de novos negócios entre os países.

Veja a entrevista na íntegra no link: https://www.infomoney.com.br/politica/renan-filho-quer-ampliar-uso-de-ferrovias-para-escoamento-de-graos-e-aumentar-competicao-entre-portos/.

Foto: captura de tela InfoMoney

Fonte: InfoMoney (https://www.infomoney.com.br/politica/renan-filho-quer-ampliar-uso-de-ferrovias-para-escoamento-de-graos-e-aumentar-competicao-entre-portos/)

Share on social media

©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved