Participação de ferrovias no transporte agrícola para a exportação brasileira cresceu mais de 20% no ano passado
G1- Um relatório divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que representa as concessionárias ferroviárias brasileiras, nesta quarta-feira (2), aponta que 27,9% das cargas de grãos que passam pelas ferrovias saem de Mato Grosso. A alta no preço das commodities, conforme análises já realizadas pela associação, pode ter contribuído para o maior uso dos trilhos, já que é uma alternativa de transporte com menor custo logístico.
A participação de ferrovias no transporte agrícola para a exportação brasileira cresceu mais de 20% no ano passado, segundo o relatório.
O levantamento aponta que milho, açúcar e soja e farelo são os principais produtos do agro que utilizam o transporte ferroviário. Dentro disso, Mato Grosso é responsável por 54% da carga total de milho e 30,5% da carga de soja e farelo transportados nas ferrovias.
No país, em 2021, o transporte ferroviário foi responsável por mais de 46% da soja e farelo, 58% do milho e aproximadamente 53% do açúcar entregue aos portos brasileiros.
A ANTF cita que, com o aumento anual da produção de origem agrícola, esse tipo de transporte se faz cada vez mais necessário.
“Desde o início das concessões, ocorrido há duas décadas e meia, as ferrovias voltaram a exercer um papel de destaque na logística brasileira, e têm ampliado de forma significativa os seus índices de produtividade. É preciso o reconhecimento do trabalho já desenvolvido pelas concessionárias e ampliar a capacidade da malha existente, possibilitando que os trilhos cheguem a outros importantes polos produtores do país”, diz.
O centro-oeste é responsável pela maior parte do volume entregue aos portos e Mato Grosso, que é o maior produtor de grãos do país, possui projetos para ampliação das ferrovias no estado, já que atualmente boa parte da produção é escoada por rodovias.
Investimentos
De acordo com a associação, há uma previsão de investimento antecipado de R$ 30 bilhões para o transporte no setor da agroindústria.
Conforme o relatório, devem ser investidos R$ 6 bilhões para a extensão da Malha Norte.
A ferrovia chegará na região metropolitana de Cuiabá e no médio norte de Mato Grosso.
O projeto já foi protocolado na ANTT. Ainda segundo a associação, os estudos de engenharia e ambientais estão em estágio avançado.
Estimativa de produção
O quarto levantamento da safra de grãos feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que Mato Grosso produzirá 82 milhões de toneladas de grãos nesta safra.
No Brasil, a produção deve ficar acima de 284 milhões de toneladas de grãos, 12% a mais que na safra anterior.
Em Mato Grosso, o aumento também será de 12% em relação a temporada passada, caso o estado produza mais de 80 milhões de toneladas. Isso pode levar o estado a representar 28,8% da produção nacional.
A área de cultivo, que deve ser 5% maior este ano, e as boas condições do tempo da safra de soja são responsáveis pelas perspectivas positivas, segundo a Conab.
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