Valor Econômico – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira (2), que brigou “muito” pela construção da Ferrovia Transnordestina – muito embora as obras ainda não tenham sido concluídas. “Eu imaginei que essa ferrovia fosse inaugurada em 2012. Eu deixei a presidência em 2010. Voltei em 2023 e a ferrovia não feita”, criticou o presidente.
A fala ocorreu em um evento do governo realizado no Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. A cerimônia marcou a sanção de projetos da pauta da transição energética e a assinatura da ordem de serviço para a conclusão da Transnordestina.
“O papel do governo não é ficar vacilando, não é ficar brigando, isso custa muito caro”, emendou Lula.
Em maio deste ano, Lula prometeu que seu governo colocaria todos os recursos necessários para entregar a Ferrovia Transnordestina até o início de 2027. Ele afirmou, na ocasião, que a obra é fundamental para ajudar a baratear os preços dos produtos no Brasil. O investimento é de R$ 3,6 bilhões.
Os recursos ainda precisam ser liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante o discurso desta sexta-feira, Lula se dirigiu a Aloizio Mercadante, presidente da instituição: “Presta atenção Aloizio, eu estou te convidando primeiro para liberar os recursos para fazer a rodovia, segundo, antes de eu deixar a presidência, nós vamos fazer um jantar andando nesse trem de onde for até chegar aqui no porto”, disse o presidente.
Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/politica/noticia/2024/08/02/lula-assina-contrato-para-conclusao-da-ferrovia-transnordestina-imaginei-que-fosse-inaugurada-em-2012-disse-em-cerimonia-no-ceara.ghtml)
©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved
Share on social media