Fórum Ferrovia em Foco discute políticas públicas para o setor

Aconteceu ontem, no auditório do IPT, na Cidade Universitária em São Paulo, o Fórum Ferrovia em Foco. O evento, que reuniu representantes do setor ferroviário e metroferroviário, governo federal e estaduais, empresas ferroviárias, entidades de classe, acadêmicos e especialistas do segmento teve como objetivo debater as políticas públicas, desafios e oportunidades para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Durante o evento também aconteceu o lançamento oficial do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF). O IQF tem por objetivos e finalidades, promover a qualidade, competitividade e sustentabilidade no setor metroferroviário com o aprimoramento contínuo das competências. Idealizado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Latino-Americana de Ferrovias – Sede Brasil (ALAF/Brasil), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), terá como foco qualidade, tecnologia e inovação, sendo um marco para o segmento.

Também estão fazendo parte da constituição do IQF: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA) e Instituto de Engenharia e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Dividido em quatros painéis, o fórum debateu os temas: “Setor Ferroviário e as Políticas Federais”, “Setor Ferroviário e as Políticas Estaduais”, “Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco em Cargas”, “Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco Passageiros/Sistemas (metrô e trens metropolitanos e expansão)”. Em todos os painéis falou-se sobre a importância do desenvolvimento do setor ferroviário para o crescimento do país de forma competitiva e sobre a importância de políticas públicas, regulamentação e segurança jurídica para mais investimentos.

Vicente Abate, presidente da ABIFER, participante do painel “Setor Ferroviário e as Políticas Federais” destacou políticas importantes para a indústria ferroviária. “A indústria ferroviária vive hoje uma grande ociosidade. Esperávamos melhora a partir das renovações antecipadas, mas não aconteceu. Estamos na expectativa de encomendas a partir de 2024”, destacou. Vicente falou ainda sobre politicas importantes para a indústria, como a portaria 1324 – “Frota Ferroviária Verde. É de fundamental importância que seja instituída efetivamente como política e que a ANTT faça sua regulamentação”, observou. Vicente explicou que a portaria diz que é permitido às concessionárias que tenham excedente de outorga possa fazer a compra com esse excedente de vagões e locomotivas sustentáveis. A indústria, segundo ele, é sustentável, possui projetos inovadores e tecnológicos que atendem perfeitamente a todos os tipos de carga.

O painel “Setor Ferroviário e as Políticas Estaduais”, abordou o “Setor Ferroviário e as Políticas Estaduais”, com destaque para os investimentos feitos pelo Estado do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Os participantes falaram dos investimentos que estão sendo feitos em seus Estados para melhorar a logística do país, priorizando as ferrovias.

O painel “Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco em Cargas”, reuniu as principais operadoras de carga do país – VLI, MRS, Bamin e Transnordestina – que destacaram os investimentos que estão sendo feitas na melhoria da malha com as renovações antecipadas e concessões e falaram principalmente da importância da regulamentação das políticas para uma melhor competitividade e segurança.

Assista ao Fórum Ferrovia em Foco na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=MUb63y-tbyU.

Share on social media

©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved