Em 10 anos, terminal de Araguari movimenta mais de 50 milhões de toneladas

G1/VLI Logística – Conectada à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a operação contribui para o agronegócio com fluxos de grãos e fertilizantes

O Terminal Integrador de Araguari da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, localizado no Triângulo Mineiro, completou uma década de inauguração com a marca de mais de 50 milhões de toneladas de grãos e fertilizantes movimentados durante este período.

Construído em uma área superior a 464 mil metros quadrados, o ativo foi inaugurado oficialmente em 10 de agosto de 2012 e é um dos maiores terminais de transbordo da América Latina, além de uma das principais rotas de exportação do agronegócio brasileiro, por meio da Ferrovia Centro–Atlântica (FCA).

O terminal foi criado com a finalidade de somar eficiência e agilidade ao transporte de cargas no Brasil.

“A inauguração do terminal de Araguari é um símbolo da contribuição da VLI para transformar a logística brasileira, por meio da integração de portos, ferrovias e terminais, proporcionando uma solução ágil e sustentável para o escoamento de cargas dos nossos clientes”, afirma o diretor de Planejamento e Integração da VLI, Fabrício Rezende de Oliveira.

O terminal foi o primeiro da companhia a ter um modelo de expedição construído em pera ferroviária para a saída dos trens. Ao proporcionar a redução de manobras, a estrutura permitiu que o tempo médio para a formação de composições com 80 vagões passasse de 64 horas para 5 horas.

O Terminal Integrador de Araguari possui capacidade de expedição de grãos de 1.500 toneladas por hora e descarga de fertilizantes de 500 toneladas por hora. O ativo ainda possibilita a concentração de volume da produção regional.

A grande capacidade de armazenamento do terminal abriu possibilidades até então inexistentes para os produtores locais, carentes de espaços para acondicionar seus produtos.

Operação

O terminal recebe a carga de por meio do transporte rodoviário. Após o tombamento, o produto vai para os armazéns e silos e, na sequência, os trens são carregados com destino ao complexo portuário de Tubarão, situado em Vitória (ES), e ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), localizado em Santos (SP). A operação também recebe fertilizantes que chegam de outros países ao nos litorais paulista e capixaba.

No caso dos fertilizantes, a operação pode ser considerada inversa à do grão. Afinal, em vez de chegarem de caminhão e serem transportadas pela ferrovia até o porto, os carregamentos são feitos no Porto de Tubarão e no Tiplam para, posteriormente, serem descarregadas no Terminal de Araguari. Após esta etapa, são carregados os caminhões, que distribuem a carga na região.

“O terminal representa uma solução sustentável, uma vez que o nível de emissões do modal ferroviário é inferior ao do rodoviário. Um trem com cerca de 80 vagões transportado equivalente a 170 carretas. Em períodos de pico, a operação carrega, em média, três trens por dia, volume que, mensalmente, demandaria 15.300 caminhões para ser transportado”, pondera a gerente de Operações do terminal, Daiane Lopes Souza.

Mulheres na liderança

O terminal é liderado por uma mulher que trabalha na VLI há sete anos e há 10 atua no setor ferroviário. Daiane Souza é um exemplo de que a companhia, signatária do compromisso “Equidade é Prioridade” da Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolve ações para atingir a meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025.

Ela já ingressou na empresa com um cargo de liderança. “Entrei como supervisora na área de Gestão Integrada do Terminal de Porto Nacional, no Tocantins e há cinco anos estou na operação. Incentivo muito a entrada de mulheres. O mercado de hoje está cada vez mais competitivo e, quando temos uma diversidade de pensamentos, ideias e perfis, somamos mais e melhoramos as atividades de todos”, pondera. Atualmente o Terminal Integrador de Araguari gera 150 empregos, entre diretos e indiretos.

Renovação

Atualmente, a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) está em análise pelo poder público. A expectativa é que um novo contrato possa antecipar/acelerar investimentos na malha, ampliar o volume de cargas transportadas e fomentar novos projetos para a infraestrutura brasileira.

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) foi concedida em 1996 pelo período de 30 anos.

Posição estratégica

O terminal está localizado na BR-050 e conectado aos trilhos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)

Parceiro do agro

No pico da safra de grãos cerca de 360 vagões são carregados por dia. Nesse período são aproximadamente 600 caminhões/dia

Fluxo de retorno

Se os grãos vão para o litoral, o fertilizante abastece o interior. O terminal tem capacidade para receber 150 vagões/dia carregados de fertilizantes.

Modelo

O terminal de Araguari foi o primeiro da VLI a ter a pera ferroviária. A estrutura permitiu que o tempo médio para formação de trens com 80 vagões passasse de 64 horas para 5 horas.

Foto: captura de tela G1/VLI Logísitica (Ferrovia Centro-Atlântica está conectada ao terminal — Foto: Divulgação VLI)

Fonte: G1/VLI Logística (https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/vli-logistica/noticia/2022/09/27/em-10-anos-terminal-de-araguari-movimenta-mais-de-50-milhoes-de-toneladas.ghtml)

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