“É o projeto mais importante do Brasil”, diz ministro em Roadshow da Ferrogrão

Evento aconteceu ao longo da semana para apresentar a investidores detalhes do projeto da ferrovia, que irá ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA)

 

Foi realizado de terça a sexta-feira (07), a edição do Roadshow Ferrogrão (EF-170). As reuniões virtuais tiveram o objetivo de apresentar a investidores detalhes do projeto da ferrovia, que irá ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA). O evento foi realizado pelo Ministério da Infraestrutura, em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

 

Ao todo, foram seis encontros com potenciais investidores nacionais e internacionais. Gestores de fundos de investimento também participaram do evento. Técnicos da SPPI mostraram uma apresentação sobre o projeto, desde sua concepção, passando pelas etapas de licenciamento até os efeitos mitigatórios do contrato. “Essas reuniões foram fundamentais para mostrarmos aos investidores um dos melhores ativos do nosso Programa de Concessões. Nele, iremos agregar efetividade e aumento na produtividade logística”, declarou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

 

“Para mim, a Ferrogrão é o projeto mais importante do Brasil. Estamos falando de agronegócio antes e depois da ferrovia. Estamos modelando um contrato que será bem-sucedido. Todos os cuidados de natureza ambiental também estão sendo bem endereçados. Não tenho dúvidas que teremos sucesso nessa concessão”, afirmou o ministro.

 

O roadshow contou com CEOs de empresas de infraestrutura e de bancos de investimento, como o New Developing Bank (NDB) e a gestora de ativos, Pátria Investimentos. Os executivos tiraram dúvidas pontuais sobre o andamento do projeto e sugeriram possibilidades econômicas que possam tornar o contrato mais atrativo para o leilão.

 

SOBRE O PROJETO

 

A Ferrogrão será uma das vias mais importantes do país e um dos ativos mais aguardados pelos investidores. Com 933 km de extensão, tem papel estruturante para o escoamento da produção de milho, soja e farelo de soja do estado do Mato Grosso, prevendo-se ainda o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo. São esperados investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão.

 

Sua implementação irá consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando Sinop (MT) ao Porto de Itaituba (PA). Estão previstos, também, o ramal de Santarenzinho, entre Itaituba e Santarenzinho, no município de Rurópolis (PA), com 32 km, e o ramal de Itapacurá, com 11 km. O projeto faz frente à expansão da fronteira agrícola brasileira e à demanda por uma infraestrutura integrada de transportes de carga. O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163/PA, diminuindo o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção.

Fonte: Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

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