ABIFER discute “Os Avanços da Indústria Ferroviária Brasileira” em webinar

A ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e suas associadas realizaram, na última sexta-deira (01.10) o webinar “Os Avanços da Indústria Ferroviária Brasileira”, com a participação de representantes da indústria ferroviária e do Ministério da Infraestrutura – Marcello da Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres, e Ismael Trinks, diretor de Transporte Ferroviário. O objetivo do evento foi apresentar as tecnologias e inovações da indústria nacional que podem colaborar ainda mais para o desenvolvimento e crescimento do transporte ferroviário de carga e de passageiros no Brasil e também discutir sobre a capacidade ociosa que as industrias apresentam nos últimos anos.

A abertura do webinar foi realizada pelo presidente da ABIFER, Vicente Abate, que destacou a indústria ferroviária brasileira está preparada para atender a demanda que pode surgir nos próximos anos com os novos projetos de ferrovias, sejam por renovações, novas concessões e autorização. Segundo ele, a indústria possui tecnologia e inovação para atender as operadoras ferroviárias, tanto no Brasil quanto no exterior. Abate observou ainda que a ociosidade enfrentada pela indústria desde 2019 é bastante preocupante, mas há a expectativa de melhora a partir dos próximos anos.

Em seguida, Ismael Trinks, diretor de Transporte Ferroviário do MInfra, iniciou uma apresentação falando sobre a situação atual das ferrovias, que ainda é bem precária, com uma malha ferroviária relativamente baixa. Segundo ele, a equipe do MInfra trabalha para aumentar a ferrovia na matriz do transporte através de 3 pilares: novas concessões, prorrogações antecipadas e autorizações, através da MP 1065/2021. Os investimentos cruzados viabilizam a conclusão de novos projetos ferroviários com uso da outorga cruzada. Trinks destacou que o lançamento da MP 1065/2021, no início do mês, dentro do ‘Setembro Ferroviário’ surpreendeu o Governo Federal pelo excelente retorno da iniciativa privada. Segundo ele, em pouco menos de um mês da publicação da medida provisória, o MInfra recebeu 19 pedidos de autorizações ferroviárias, com expectativa de mais de R$ 100 bi de investimentos.

Em seguida foi abordado o tema “Vagões, Locomotivas e Serviços”, que contou com a participação de Márcia Gomes, diretora de relações Governamentais, Marketing e Comunicação da Wabtec, e Marcelo Prudente de Souza, gerente de Engenharia da Greenbrier Maxion. Marcia Gomes destacou as inovações tecnológicas desenvolvidas pela Wabtec para locomotivas mais eficientes e sustentáveis, com menor emissão de carbono, que são vendidas no mercado nacional e até mesmo exportadas. “A indústria brasileira está altamente capacidade para atender a qualquer demanda”, destacou. Marcelo Souza, da Greenbrier Maxion, falou sobre as inovações desenvolvidas pela indústria nos vagões de carga, que estão cada vez mais eficientes e tecnológicos, com aumentos de capacidade de carga, redução do consumo de combustível, agilizada na carga e descarga, e facilidade de manutenção. A Greenbrier Maxion possui um portifólio com mais de 30 modelos de vagões para minério, grãos, combustíveis, contêineres e celulose. “A indústria está preparada com as melhores tecnologias, tanto no desenvolvimento quanto na produção de vagões. O que está faltando para a indústria nacional são os pedidos. Podemos atender a qualquer necessidade e demanda dos clientes”, destacou.

O tema “Trens de Passageiros, Sinalização e Serviços” foi apresentado por: Alexandre Massaki, diretor comercial da Alston, e Petras Amaral Santos, diretor Comercial da Marcopolo Rail, que mostraram as tecnologias para trens de passageiros e componente. A ociosidade das indústrias de passageiros que hoje está em 100% também foi comentada nas apresentações. “Estamos desde 2015 sem pedidos, precisamos de pedidos para fortalecer ainda mais a indústria nacional, que não fica a dever para nenhuma outra internacional”, observou Massaki.

O tema “Via Permanente e Máquinas de Construção de Vias”” foi abordado por Sidney De Nigris, diretor Comercial da Cavan, e Victor Araújo, diretor Executivo da Plasser, que apresentaram suas tecnologias. De Nigris destacou que o momento é de grande expectativa pelo crescimento do setor, com os novos projetos. “Passamos um longo período com um cenário bastante desfavorável, mas acreditamos que os próximos anos serão promissores. A indústria brasileira vem investindo e se qualificando e está apta a atender este mercado crescente”, destacou

Marcello Costa, secretário Nacional de Transportes Terrestres, fez o encerramento do evento, destacando a importância da indústria brasileira e suas inovações para um desenvolvimento ainda maior do transporte ferroviário no Brasil. “A ideia de realizar o webinar surgiu a partir da visita que fiz às indústrias ferroviárias, onde vi de perto toda a tecnologia implementada. Sei que a indústria está bem preparada para atender as demandas futuras do setor”, destacou.

Fonte Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion

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