Expansão de ferrovias promete fomentar exportações e resolver gargalo logístico

ABIFER/Gazeta do Povo – As ferrovias sempre vêm à tona quando as estradas falham e mostram a dependência que a logística brasileira tem do modal rodoviário. Um dos casos mais emblemáticos é o gargalo que a BR-277 se tornou para o acesso de cargas ao Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, enquanto única alternativa para caminhões pesados. Interrupções e limitações de tráfego acarretam prejuízos milionários para setores diversos e chamam a atenção para os trilhos que passam bem ao lado, escondidos na Serra do Mar paranaense.

Mas a questão vai muito além dali. O Brasil basicamente desistiu das ferrovias enquanto principais condutoras da produção agrícola e de passageiros por questões históricas, que envolveram desde conflitos de interesses público e privado até o fomento do automóvel e do caminhão enquanto meios principais de locomoção de pessoas e cargas.

Foto: captura de tela Gazeta do Povo

Para ler a matéria completa, acesse a página da Gazeta do Povo através do link: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/expansao-ferrovias-promete-resolver-gargalo-logistico-parana/.

Fonte: ABIFER/Gazeta do Povo (https://abifer.org.br/expansao-de-ferrovias-promete-fomentar-exportacoes-e-resolver-gargalo-logistico/)

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