Cade analisará acordo comercial entre os grupos Gerdau e Randon

Governo do Brasil – Operação possibilitará a entrada das empresas no mercado de gestão e terceirização de frotas

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou que irá analisar um acordo comercial entre as empresas Randon Implementos e Gerdau Next. Com a operação, as empresas visam  desenvolver serviços de locação de equipamentos agrícolas, módulos ferroviários, contêineres e veículos comerciais. O edital que dá publicidade a operação foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (23/09).

A Randon Implementos faz parte do Grupo Randon, que iniciou suas atividades em 1949, sendo atuante no mercado de implementos rodoviários. Já a Gerdau Next pertence ao Grupo Gerdau, um tradicional produtor brasileiro de aço e que fornece seus produtos para uma ampla gama de indústrias e setores econômicos, como construção civil, automotivo, agrícola, energia, industrial e fabril. 

No formulário de notificação apresentado ao Cade, as empresas alegam que a operação permitirá à Randon e à Gerdau a diversificação de sua atuação por meio do desenvolvimento de um novo serviço, além das áreas em que tradicionalmente atuam.  Elas acreditam que poderão utilizar a expertise, marca e o reconhecimento que possuem nos mercados em que operam para viabilizar a entrada no novo segmento. 

Prazo para análise 

Conforme a legislação, a análise concorrencial de atos de concentração deve ser concluída em até 240 dias. Esse prazo legal pode ser ampliado por mais 90 dias, mediante decisão fundamentada do Tribunal Administrativo do Cade, ou por 60 dias a pedido de advogados das partes. 

Os atos de concentração podem ser enquadrados pelo Cade como sumários, considerados mais simples do ponto de vista concorrencial, ou ordinários, que demandam uma análise mais aprofundada. A apreciação das operações submetidas ao procedimento sumário deve ser finalizada em até 30 dias, conforme disposto na Resolução nº 33/2022. 

Foto: captura de tela Governo do Brasil

Fonte: Governo do Brasil (https://www.gov.br/cade/pt-br/assuntos/noticias/cade-analisara-acordo-comercial-entre-os-grupos-gerdau-e-randon)

Share on social media

©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved