Candidato à reeleição pelo PSDB, Rodrigo Garcia propõe reativar e fomentar ferrovias no interior de São Paulo

Metrô CPTM / Jean Carlos – Os projetos incluem linhas para carga e passageiros. Na região metropolitana vários projetos em fase inicial são citados pelo atual governador

As eleições gerais são um ótimo momento para refletir nas principais propostas que os candidatos ao governo de São Paulo têm para a mobilidade sobre trilhos. O site tem mostrado os planos de governo daqueles que pleiteiam a vaga no Palácio dos Bandeirantes.

Seguindo a ordem de candidatos estabelecida pelo site do TSE, o próximo plano de governo a ser analisado é o do candidato a reeleição Rodrigo Garcia.

Rodrigo Garcia é o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Possui ensino superior completo e tem como ocupação o cargo de advogado. Garcia é o atual governador de São Paulo.

Investimentos já realizados e novos projetos

O plano de governo cita uma série de investimentos já realizados nas linhas da CPTM e Metrô. Destaca que até o fim de 2022 o investimento total da gestão chegará a R$ 15 bilhões.

“O Governo de São Paulo investiu, entre janeiro de 2019 e junho de 2022, quase R$ 10 bilhões em expansão, modernização, aquisição de trens, operação e projetos, com o objetivo de melhorar a acessibilidade da população ao transporte público e melhorar o serviço prestado. Até dezembro de 2022 a expectativa é que o investimento chegue a 15 bilhões, considerando o ritmo acelerado das obras.”

Há o compromisso de concluir uma série de obras como a extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, da Linha 6-Laranja e da Linha 17-Ouro conectando o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos. Na Zona Leste o foco serão as obras da Linha 2-Verde e 15-Prata.

“Os investimentos em mobilidade urbana de nosso Estado não podem parar. Nosso compromisso é concluir as obras de extensão da linha 9 Esmeralda da CPTM até Varginha, concluir as obras da Linha 6 Laranja do Metrô que hoje empregam mais de nove mil trabalhadores, entregar a ligação do aeroporto de Congonhas com a linha 9 da CPTM da Linha 17 – Ouro, entregar as obras da Linha 15 – Prata e concluir as obras da linha 2 Verde rumo à zona Leste.“

O plano de governo estabeleceu uma lista de projetos que deverão ser viabilizados ao longo dos próximos quatro anos. Essa viabilização se trata de projetos, licitações ou contratações a serem formalizadas. 

A lista contempla uma série de projetos, alguns já conhecidos e outros ainda em fase inicial de modelagem. Os trens regionais “Intercidades” também estão inclusos, destacando-se o serviço entre a capital e Sorocaba. A lista de projetos são:

• Trem Intercidades Eixo Norte.
• Trem São Paulo – Sorocaba: Com a concessão das linhas 8 e 9, viabilizar projeto executivo e início das obras para realizar a ligação até Sorocaba, servindo também as cidades de São Roque e Mairinque.
• Expansão da Linha 2 – Verde: Entre a Vila Prudente e a Penha – Dutra (Guarulhos), passando pela Vila Formosa, Vila Carrão e Aricanduva.
• Expansão da Linha 4 – Amarela: Da Vila Sônia, passando por Dumont Villares e fazendo o Metrô chegar a Taboão da Serra.
• Linha 5 – Lilás: do Capão Redondo até o Jardim Ângela, passando por Comendador Sant’Anna.
• Linha 15 – Prata: do Ipiranga/Vila Prudente até a Jacú-Pêssego.
• Linha 16 – Violeta: Com a ligação da estação Oscar Freire da linha 4 – Amarela até a Cidade Tiradentes.
• Linha 17 – Ouro: Expansão do aeroporto de Congonhas/Washington Luís até o Morumbi
• Linha 17 – Ouro: Na outra ponta, ampliação do aeroporto de Congonhas até o Jabaquara.
• Linha 19 – Celeste: linha que interliga o Centro de São Paulo a Guarulhos
• Linha 20 – Rosa: linha que interliga a Zona Oeste de São Paulo (Lapa) ao ABC.
• Linha 22 – Marrom: trecho que interliga a Zona Oeste da Capital (Sumaré) a Cotia, passando por Osasco.
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 1, 2 e 3: Com a implantação de portas de plataforma em todas as estações, aquisição de novos trens e modernização da sinalização para maior regularidade.
• Extensão da Linha 13 – Jade: Até Bonsucesso, com quatro novas estações para atender a porção leste de Guarulhos.
• Extensão da Linha 9 – Esmeralda: Até Varginha, obras em andamento.
• Linha 14 – Ônix – 39 km e 22 estações, para atender os municípios de Guarulhos, São Paulo e o ABC.
• Novas Estações da CPTM: Lajeado (Linha 11 – Coral); União de Vila Nova (Linha 12 – Safira); Pari (Linha 11 – Coral); Bom Retiro (Linha 11 – Coral) e Ipiranga (Linha 10 – Turquesa).
• Obras de acessibilidade nas Linhas 10 e 12: Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André (L10); Estação Mauá (L10); Estação Juventus-Mooca (L10); Estação Ipiranga (L10); Estação Itaquaquecetuba (L12) e Estação Aracaré (L12).
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 10, 11 e 12: Implantação de novos sistemas de energia e modernização da sinalização para maior regularidade;
• 2ª e 3ª Fase do VLT da Baixada Santista: Concluir o VLT entre Conselheiro Nébias e Valongo em Santos e implantar a 3ª Fase, com a modernização e ampliação da ponte dos Barreiros.”

Ferrovias no interior do estado

O plano de governo também estabelece uma série de propostas em âmbito estadual como criação de nova uma ferrovia entre o planalto e o litoral, e a implantação de novas ferrovias na macrometrópole contemplando os setores leste e oeste (Vale do Paraíba e Sorocaba)

A reativação de trechos atualmente ociosos  para tráfego de passageiros e carga estão previstos em vários pontos do estado, com destaque aos trechos do Vale do Ribeira e as pontas de linha no interior do estado.

“• Nova Ferrovia Planalto – Baixada Linha Verde.
• Nova Ferrovia Macrometrópole Paulista, com Vetor Ferroviário Oeste (Sorocaba-São Paulo) e Vetor Ferroviário Leste (Vale do Paraíba-São Paulo).
• Melhorias nas Ferrovias existentes, em especial na reativação do transporte, movimentação de carga e passageiros (Ferrovia Litorânea no Vale do Ribeira; Apiaí-Sorocaba; Pontal-Ourinhos; Panorama-Marília; Malha Oeste-Mairinque; Colômbia-Barretos; Ferrovia Bragantina).”

O plano enfatiza a proposta de implantação de uma “shortline” entre Louveira e o complexo Serra Azul com a possibilidade de extensão até Viracopos. Também deverá haver fomento para a implantação de VLTs em várias regiões do interior do estado.

“• Ferrovias e Turismo: implantação de “shortline” entre Louveira e o complexo Serra Azul, levando a ferrovia até o aeroporto de Viracopos.
• Fomentar a implantação de VLTs nas regiões metropolitanas: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.”

Foto: captura de tela Metrô CPTM

Fonte: Metrô CPTM (https://www.metrocptm.com.br/candidato-a-reeleicao-pelo-psdb-rodrigo-garcia-propoe-reativar-e-fomentar-ferrovias-no-interior-de-sao-paulo/)

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