Setor produtivo gaúcho contratará um estudo para analisar a construção de uma ferrovia entre Passo Fundo e Chapecó

Rádio Uirapuru – O Governo do Paraná, por meio do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, recebeu nesta semana os primeiros resultados do Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico do ramal ferroviário entre Cascavel e Chapecó (SC). O objetivo é incorporar o trecho ao projeto original da Nova Ferroeste, que vai ligar por trilhos Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá. O outro ramal já confirmado é entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

De acordo com o levantamento, ainda em caráter preliminar, a linha interestadual entre Paraná e Santa Catarina terá uma extensão total de 263 quilômetros. Para essa conexão são necessários 18 túneis e 31 obras de artes especiais (viadutos e pontes), com capacidade de carregamento de 32,5 toneladas por eixo. O investimento previsto, o chamado Capex, é de R$ 6,8 bilhões. https://faa54946487f3d95fddef1808c1c3607.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Durante a reunião, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, integrantes do setor produtivo do Rio Grande do Sul entregaram uma carta sinalizando a contratação de um estudo de demanda do traçado entre Passo Fundo (RS) e Chapecó, conectado ao novo trecho, a ser realizado nos próximos meses.

Conforme o presidente da Acisa de Passo Fundo, Cássio Gonçalves, outros estudos para construir ferrovias ligando Passo Fundo a outros estados já foram realizados, no entanto, não foram adiante. O presidente avalia que seria uma obra de impacto, mas difícil de sair do papel pelo tamanho do investimento. Gonçalves relata que não tem conhecimento dessa possibilidade de uma ferrovia ligando Passo Fundo a Santa Catarina, mas se viesse a ocorrer seria extremamente positivo para o desenvolvimento regional e a escoação da produção.

O presidente destaca que atualmente o principal modal utilizado para o transporte de cargas no Rio Grande do Sul é o rodoviário, que acaba sendo mais caro que os modal ferroviário, por exemplo. Gonçalves lembra que os principais países desenvolvidos utilizam o transporte rodoviário para escoar a produção e até mesmo para transporte de passageiros.

Créditos: Reprodução/Internet (reprodução Rádio Uirapuru)

Fonte: Rádio Uirapuru (https://rduirapuru.com.br/setor-produtivo-gaucho-contratara-um-estudo-para-analisar-a-construcao-de-uma-ferrovia-entre-passo-fundo-e-chapeco/)

Créditos: Reprodução/Internet (reprodução Rádio Uirapuru)

Share on social media

©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved