“Vetores para a Expansão do Modal Ferroviário no Brasil” é tema da Intermodal Xperience 2021

O primeiro dia da Intermodal Xperience 2021 abordou diversos temas, entre eles “Vetores para a Expansão do Modal Ferroviário no Brasil”, que foi apresentação por Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da empresa MRS Logística S.A. Bambini destacou a importância da ferrovia para a logística no Brasil e abordou os planos da MRS logística para os próximos anos com a renovação da concessão, que está prestes a ser finalizada.

Segundo Bambini, o setor ferroviário nacional vive um momento bastante vantajoso, com a recente renovação de concessão de três ferrovias, como a Malha Paulista e as ferrovias Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), além das renovações que estão em análise e podem sair em breve, como a da própria MRS, e as novas ferrovias, como FIOL, FICO e Ferrogrão e as mudanças no modelo de concessão com a MP do Marco Legal do Transporte Ferroviário. “Hoje, a ferrovia representa 21,5% da matriz de transporte nacional, mas cresceremos ainda mais nos próximos anos”, observou.

O diretor da MRS destacou ainda todo o investimento realizado pelas operadoras ferroviárias, que aumentam a cada a segurança e eficiência das ferrovias, desde o início das privatizações em 1997. Nos últimos 25 anos, segundo Bambini, a produção ferroviária em TKU cresceu cerca de 166% e o volume transportado, em TU teve um aumento de 93%. “Apesar do aumento produtivo, os índices de acidentes caíram mais de 86%, resultado dos investimentos em segurança, principalmente na manutenção das malhas ferroviárias”, destacou.

Outro ponto de destaque no transporte ferroviário de carga tem sido o aumento da carga geral. Embora o minério de ferro ainda seja o principal produto transportado, as ferrovias têm registrado um aumento no transporte de grãos e também de carga geral, através dos contêineres. Segundo Bambini, a própria MRS Logística tem em seu plano de renovação ampliar o transporte de carga geral em sua malha. “Devemos pensar a renovação numa solução para transformar a logística nas três maiores regiões metropolitanas do país.

A MRS Logística é responsável pela malha ferroviária nas três maiores regiões metropolitanas do país: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui cerca de 20% da frota nacional e é responsável por 30% de toda produção ferroviária do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbier Maxion

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