Vale e CSN Mineração têm potencial para dividendos de dois dígitos em 2022, diz Credit

O banco ainda avalia que segue “mais otimista” com o preço do aço no Brasil em meio aos cortes na produção de aço bruto na China

Valor Investe – O analista Caio Ribeiro, do banco Credit Suisse, disse em relatório que a Vale e a CSN Mineração têm potencial para retornos com dividendos de dois dígitos em 2022. Ele acrescenta que o banco vê as ações da Vale sendo negociadas em bolsa a 2 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 2022, enquanto as da CSN Mineração a 2,3 vezes o Ebitda também de 2022, com o preço médio do minério de ferro a US$ 144 por tonelada.

“Assumindo um múltiplo justo de 5 a 5,5 vezes o Ebitda para ambas, em linha com a média histórica, vemos os preços da Vale e CSN Mineração em uma correção de minério de ferro para US$ 80 a 85 toneladas no ano que vem”, diz.

Otimismo com aço

O banco avalia que segue “mais otimista” com o preço do aço no Brasil em meio aos cortes na produção de aço bruto na China.

“Entendamos que os preços do aço no Brasil perderam algum fôlego e que alguns descontos seletivos foram aplicados. A demanda permanece muito firme e a dinâmica de lucros é muito forte no segundo semestre deste ano”, avalia o analista.

Para Ribeiro, a avaliação considera a remoção de um desconto do imposto sobre o valor agregado (IVA) da China para as exportações de aço, e a adoção de tarifas de exportação de aço pela Rússia — o que a China também pode anunciar em breve.

“As equações de paridade de importação voltaram recentemente para 5% a 10%, em linha com os níveis normalizados. O que reduz a probabilidade de pressão sobre os preços”, reforça o analista do banco.

Ribeiro acrescenta que o mercado parece estimar uma queda “dramática” nos preços do aço em 2022, com correção de mais de 30% em relação aos níveis atuais. “O que neste ponto parece muito agressivo em nossa opinião”, diz.

Segundo ele, o Credit Suisse continua a ver espaço para revisões em alta dos lucros, uma vez que as estimativas de consenso para 2022 parecem muito conservadoras.

“Notamos que, recentemente, alguns investidores preferiram a Gerdau por não ser um exportador significativo de minério de ferro e devido à sua exposição ao mercado dos Estados Unidos. Embora concordemos que isso faz sentido em um ambiente de queda nos preços da commodity, em um horizonte de 12 meses, preferimos a Usiminas e a CSN por razões de avaliação e porque vemos aços planos superando os longos no Brasil nessa janela”, reforça o relatório do banco suíço.

Foto: Getty Images/Reprodução Valor Investe

Fonte: Valor Investe (https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/noticia/2021/08/23/vale-e-csn-mineracao-tem-potencial-para-dividendos-de-dois-digitos-em-2022-diz-credit.ghtml)

Share on social media

©2024 | GBMX Creating Paths | All rights reserved