A Brado Logística traz mais um diferencial para o mercado logístico ferroviário com o início do transporte de soja em contêineres, operação inovadora no Brasil. A Companhia firmou parceria com empresas marítimas e terminais no interior do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul para viabilizar o escoamento do grão até os principais portos do País. A operação, que começou na última semana de fevereiro, será realizada de Cambé (PR) até o porto de Paranaguá, em parceria com o cliente ADM, um dos maiores tradings do mundo. A previsão é que sejam transportados 550 contêineres, valor expressivo por se tratar de carga conteinerizada. rn
rn“Estamos otimistas com este projeto pioneiro e também pelo tamanho do mercado que ele está nos abrindo. Entrar na área de commodities agrícolas é muito importante para diversificar os negócios”, explica o gerente comercial intermodal da Brado Logística, Carlos Pelc. rn
rnO objetivo da Companhia é atender o mercado de varejo, que demanda de menores lotes ao contrário do atacadista que opera com grandes quantidades de grãos, tradicionalmente exportados em vagões graneleiros e descarregados em navios com capacidade para 50 mil toneladas. A vantagem de transportar commodities em contêineres está na segregação e rastreabilidade da mercadoria, além da qualidade e eliminação de perdas. A Brado almeja responder, inicialmente, por 1% deste setor, que equivale 15 mil contêineres por ano, quantia significativa considerando que a soja é um dos principais commodities exportados no Brasil e também por se tratar de transporte em contêineres. rn
rnA Brado vai utilizar as Unidades de Alto Taquari (MT), Cambé (PR) e Cruz Alta (RS) para coordenar as operações e os contêineres serão estufados em terminais especializados em grãos. As atividades mudam os paradigmas do transporte de commodities, oferecendo custo/benefício com até 15% de economia para o embarcador.
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