SIMEFRE apresenta a “Nova política para o setor Metroferroviário” na NT EXPO Xperience

O vice-presidente do SIMEFRE, Massimo Andréa Giavina Bianchi, participou da NT EXPO Xperience onde abordou o tema “Nova política para o setor Metroferroviário”, falando sobre as os desafios e os trabalhos que estão sendo feitos para o crescimento e desenvolvimento do setor.

Giavina falou sobre o movimento “Brasil Trem Jeito”, que foi idealizado há 20 anos atrás e teve grande influência no setor metroferroviário. ‘Com o movimento conseguimos mobilizar a classe política que se conscientizou sobre a importância de apoiar o setor”, observou. Giavina destacou que há muito a ser feito pelo setor e que a entidade, juntamente com a ABIFER, luta constantemente para alavancar o transporte metroferroviário. “Hoje temos que recuperar esse movimento para a ferroviarização do setor de transporte que está sem liderança na parte de mobilidade urbana’, declarou.

Para Giavina, a indústria brasileira não é tão simples e precisa ser prestigiada pelo governo pois trata-se de um setor estratégico para o Brasil, como é o da aeronáutica. ‘Estabelecemos cinco pontos para equacionar a competitividade da nossa indústria que já investiu na sua produtividade mais de 1 bi de dólares”, disse. Precisamos contar com uma legislação que aumente o conteúdo nacional nas concorrências do Governo para 40%. Além disso, lutamos pela isonomia tributária. “Queremos igualdade de condição com as importações”, disse.

Sobre o setor ferroviário de carga, Giavina comentou sobre o lançamento do “Setembro Ferroviário, destacando que hoje finalmente temos uma conscientização de todos os atores envolvidos principalmente, com a prioridade na política do governo no Plano Nacional de Logística e o lançamento da publicação da Medida Provisória (MP) 1065 e PLS 261, em fase final de aprovação. “Essa medida e Lei permite o desenvolvimento de novas linhas short-lines dando segurança jurídica ao desenvolvimento do setor de transporte de carga”, disse. Vários projetos, segundo ele, estão sendo desenvolvimentos, como é do conhecimento de todos. Ele afirmou, no entanto, que projetos importantes, como a Ferrovia Transoceânica e a ligação Rio de Janeiro-São Paulo, foram esquecidos, e deveriam ser executados.

No setor de passageiros, Gianiva destacou a importância da criação de mecanismos de estímulos para investimentos em um transporte urbano eficiente, como por exemplo o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um projeto de baixo custo em relação ao metro e de grande visibilidade e dentro do novo sistema ESG, além de produzir menor emissão de CO2.

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion/AmstedMaxion

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