Editorial
A desastrada gestão da Ferrovia Centro-Atlântica tem o condão de unir os baianos, tal a incapacidade de realizar projetos, como a construção de 22 quilômetros do Polo de Camaçari ao Porto de Aratu e um contorno de outros 17, entre Cachoeira e São Félix.
A indignação atrai como enxame em defesa dos interesses do casal, como os baianos tradicionalmente referem-se ao desenho no pavilhão do Estado, no qual aparecem um homem e uma mulher, em meio ao dístico ‘per ardua surgo’: pela dificuldade, eu venço!
A Bahia unida, capaz de consolidar a independência, ao expulsar os portugueses em julho de 1823, e tantas outras proezas, não há de permitir a renovação da outorga para operação da ferrovia pela empresa VLI Multimodal S.A., notadamente inepta e desprovida de élan.
Seriam mais 30 anos de atraso, daí toda a importância da consulta pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao reavivar democrática missão em formato de ágora, com a oitiva de tantos quantos cidadãos pleitearam direito a voz.
Soou tonitruante, entre todas, a do diretor-presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, ao honrar o sacrifício do Tambor Soledade, primeiro baiano a tombar em Cachoeira, na refrega final por nossa libertação.
Conciso e direto ao ponto, feriu o dirigente a pretensão da VLI, ao questionar como pretendia a empresa compensar todos os anos de inação, citando, como prova, a retirada de trilhos e dos dormentes do ramal ferroviário de ligação ao Porto de Aratu.
Não tendo sido suficiente denunciar o absurdo na audiência pública, a CBPM enviou ofício, documentando, entre outros aspectos, a insatisfação por parte de usuários, administrações estaduais e municipais em relação aos malefícios herdados.
A piora do serviço, a redução da malha, do número de localidades, além da ausência de projetos de modernização, ao contrário, o sucateamento da malha, deve-se à concessionária, no limiar do desleixo e do desrespeito para com a Bahia e os baianos.
Fonte: A Tarde (https://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/2157857-bahia-unida-pela-ferrovia)
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