CSN vai aumentar preço de aço plano e longo em até 12% a partir de terça

Diretor diz que reajustes são apenas recomposição de custos, principalmente do minério de ferro, e que câmbio também tem impacto

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) aumenta a partir de terça-feira, 1º de dezembro, os preços de aços planos e longos em até 12%, informou ao Valor o diretor executivo da empresa, Luiz Fernando Martinez.

Os aços vendidos como bobinas a quente, a frio e zincados serão reajustados em 10%, disse o diretor. Ele explicou que, para esse tipo de material, o aumento será fracionado em duas vezes: 5% agora e 5% em 1º de janeiro.

Já a folha metálica, tipo de aço laminado para fazer embalagens diversas (para alimentos, tintas e outras aplicações), terá alta de 7,5%, entrando em vigor integralmente a partir de amanhã.

Os aços longos fabricados pela CSN, com destaque para o vergalhão (usado na construção civil e em obras de infraestrutura), sofrerão um acréscimo de 12%. O índice será totalmente aplicado já, afirmou o executivo.

Segundo Martinez, os reajustes são apenas recomposição de custos, principalmente do minério de ferro, que já tem alta de mais de 40% neste ano. Além disso, destacou, o câmbio de R$ 4,15 em janeiro está em R$ 5,30. “Isso impacta também a empresa.”

“Estamos colocando os novos aumentos, basicamente, nos clientes da distribuição, onde o material é vendido de forma mais fracionada — e nos revendedores para o mercado da construção civil”, informou Martinez.

Para o setor automotivo, cujos reajustes são anuais, o executivo disse que a CSN já definiu percentuais de 30% a 35%. Costumam entrar em vigor a partir do primeiro dia de janeiro e, segundo ele, os reajustes já estão acertados com boa parte das montadoras que compram da siderúrgica.

Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/11/30/csn-vai-aumentar-preco-de-aco-plano-e-longo-em-ate-12percent-a-partir-de-terca.ghtml)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados