ABIFER promove encontro com Porto do Açu e Prumo Logística

ABIFER promoveu nesta quinta-feira, dia 22, o encontro de suas associadas com os executivos do Porto do Açu e da Prumo. João Braz, diretor de Terminais e Romulo Souza, gerente de Logística, fizeram a apresentação sobre o tema “Porto do Açu – Porto de Oportunidade”, acompanhados de Barbara Bortolin, diretora da Prumo.

Localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro e em operação desde 2014, o Porto do Açu já é um dos principais complexos portuários do país. Em 2020, movimentou mais de 54 milhões de toneladas (um crescimento de 25% se comparado com 2019) e é responsável pela movimentação de 25% do petróleo exportado pelo Brasil. Para os próximos anos, está prevista a implantação de várias indústrias, como fertilizantes, refinarias, pelotizadoras e uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação).  O porto já movimenta fertilizante importado e se prepara agora para atender ao agronegócio, com a possibilidade de uma nova conexão ferroviária.

João Braz fez uma apresentação sobre as atividades de negócios do Porto Açu destacando a holding de empresas participantes do empreendimento, que tem a Prumo como principal acionista e também responsável pelo desenvolvimento estratégico do porto, que é o maior complexo porto-indústria do Brasil.  Segundo o executivo, o porto, que possui uma área de 90 km2, afastada de centros urbanos, recebeu até 2020 investimentos de R$ 18 bi e tem planejados mais R$ 22 bi para os próximos 10 anos.

O Porto do Açu, segundo Braz, divide seus negócios em hubs – Minério, Logística e Serviços, Industrial, Gás e Energia e Petróleo. No hub de minério, é o terceiro maior terminal de minério de ferro do país, com um contrato de 25 anos com a Anglo American. Braz destacou que o porto já movimentou 100 milhões de toneladas de minério desde o início das operações em 2014, através de um mineroduto de 529 km, de Conceição da Mata Dentro ao Açu, garantindo uma operação logística eficiente.

Segundo o executivo, está sendo feito um trabalho na expansão da capacidade e do portfólio de cargas, com a criação de dois armazéns de 10 mil m2 (fertilizantes, grãos e minério), ampliação do pátio, com mais 30 mil metros quadrados e instalação do terminal dedicado para grãos. A criação do corredor ferroviário é fundamental, segundo Braz, para o desenvolvimento do Porto do Açu, que tem capacidade para atender a toda demanda que poderá surgir nos próximos anos, tanto em minério, quanto em fertilizantes, grãos e carga geral. “O Porto do Açu é um porto privado com grande potencial de crescimento e temos a certeza de que iremos atender ao escoamento da produção nacional, desafogando estradas e outros portos”, observou.

Braz destacou a importância da conectividade da ferrovia com o Porto para esse desenvolvimento. “Acreditamos ser fundamental a ferrovia chegar ao porto”, afirmou. Para ele, o trecho da Ferrovia EF-118 até Ubu já deveria ter sido feito até o Porto Açu. Segundo Romulo Souza, o trecho restante de 159 km é de baixa complexidade de engenharia, que traria enormes vantagens para um maior escoamento da produção.

Fonte: Assessorias de Imprensa ABIFER e GBMX

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