ABIFER Conversa com a participação de Fernando Paes

O diretor da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Fernando Paes, participou da última edição do ABIFER Conversa onde falou sobre “As boas perspectivas do transporte ferroviário de cargas no Brasil”, com as renovações antecipadas, as novas concessões e a medida provisória (MP) 1065/2021, que institui o marco legal do transporte ferroviário.

O evento abordou ainda o sucesso do VI Encontro de Ferrovias, que foi o primeiro em edição totalmente virtual e foi o de maior público. O evento chegou a contar com a participação de cerca de 800 pessoas durante a participação do ministro dos Transportes, Tarcísio Freitas.

Segundo Fernando, o setor ferroviário estava vivenciando um ciclo virtuoso, mesmo antes do “Setembro Ferroviário”, do Governo Federal. O ministro Tarcísio já tinha definido um projeto muito robusto e até ousado, com muito projetos no setor ferroviário, com a ampla carteira das renovações antecipadas, com a Malha Paulista, a Vitória-Minas e Carajás, com o investimento cruzado, que possibilita nos investimentos em novas ferrovias, como construção da FICO. Ele destacou ainda que a renovação antecipada da MRS deve ser encaminhada para o TCU ainda em outubro desse ano. “É muito importante, pois a MRS, que já faz o transporte de minério com excelência, com a renovação deve ampliar seu share para a carga geral”.  Há ainda outros projetos, como o da FCA, que tem um plano grande de investimentos, e da Malha Sul, que foi incluída no PPI no final do ano passado, está em fase inicial, mas com boa possibilidade de tudo ser concluído no ano que vem.

Fernando destaca que o setor ferroviário há muito tempo não vivia um ciclo tão virtuoso de investimentos e que, certamente, irá superar os anos 90. “Além das renovações, existem as novas concessões, como a Norte-Sul, a FIOL – que já foram leiloadas e estão com os contratos assinados, e até mesmo os novos trechos da FIOL 2 e 3, FICO e Ferrogrão”, destacou.

Outro destaque para o setor, segundo Fernando, foi a assinatura da medida provisória (MP) 1065/2021, que institui o marco legal do transporte ferroviário. O projeto, segundo ele, é muito importante para um crescimento regularizado do setor. Em poucos dias, o governo federal recebeu pedidos de 11 projetos de autorizações, com a perspectiva de mais de R$ 50 bi de investimentos no setor ferroviário.

Durante a conversa também foi abordada a questão da importância da renovação do reporto para que os investimentos sejam destravados. Segundo Fernando, essa é uma batalha que a ANTF está lutando juntamente com a ABIFER. “Criado em 2004 e sucessivamente renovado, o reporto é importante para os investimentos nas malhas e no material rodante, por isso esperamos que volte a acontecer”, afirmou. Vicente Abate, completou que o reporto traz muitos investimentos. A indústria está, como a própria concessionária, através da ANTF, muito ansiosa para que esse reporto possa ser retomado”, finalizou.

Durante a conversa também foi abordada a produção do setor ferroviário. Fernando afirmou que nesse ano está 8% acima, entre janeiro e julho, comparando com 2020. Entre 2019 e 2020 o setor retraiu 0,4%, mas foi uma queda pequena em relação a outros setores, por causa da pandemia. Queda pequena demonstração de resiliência. Crescimento é muito animador, já temos uma nova ferrovia operando. Ele destacou crescimento em alguns setores, como siderúrgicos e combustíveis, que cresceram 18% e 13% esse ano. Já a produção de grãos sofreu um baque por conta do clima, mas deve ser recuperado. Quanto aos contêineres, Fernando observou que vem crescendo mais de 25% ao ano. “A tendência é crescer ainda mais com a utilização do double-stack, com a Rumo, também a MRS e a própria a FCA”.

Vicente abordou a questão da ociosidade da indústria ferroviária, que hoje chega a 90%, na carga, e 100% em trens de passageiros. Questionado sobre a perspectiva de demanda do setor, Fernando observou que a expectativa é de que as encomendas voltem a crescer nos próximos anos. “Os projetos estão saindo do papel e os investimentos vão chegar. Além dos investimentos das renovações, terão as demandas das novas ferrovias e agora das autorizações, que acho que vai criar uma demanda permanente para a indústria. Daqui a 5 anos situação completamente diferente.

Para assistir na íntegra acesse o instagram @abiferoficial.


Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion/AmstedMaxion

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