A Brado Logística realizou hoje, dia 19, um evento para a exibição das novas operações no terminal ferroviário de Sumaré, em São Paulo. Um trem composto por 68 vagões double stack, totalizando 136 contêineres, partiu do terminal no interior paulista com destino a Rondonópolis (MT). Modelo de referência nos Estados Unidos, esse tipo de operação será utilizado pela primeira vez em trajetos de longa distância no Brasil.
Os vagões double stack PRT foram produzidos pela Greenbrier Maxion para atender as necessidades da Brado Logística no projeto de expansão das operações do mercado interno brasileiro, que prevê um crescimento superior a 20% no volume de cargas transportado em 2019, atingindo a marca de 330 mil TEU’s no ano. Cada vagão pode carregar até três contêineres empilhados (um de 40 pés e dois de 20 pés), o que possibilita um ganho de 40% na capacidade de transporte dos trens de carga.
O vagão double stack PRT Greenbrier Maxion possui uma flexibilidade de carregamento que possibilita diversas opções, sendo 02 de 40’, 02 de 20’ mais 01 de 40’, 01 de 40’ mais 01 de 53’, 02 de 20’ mais 01 de 53’, 02 de 20’ mais 01 de 48’ ou 01 de 40’ mais 01 de 48’. A capacidade máxima de tonelada do vagão varia de acordo com a densidade da carga.
Outro diferencial do vagão é o truque tipo Motion Control – Truques Premium, desenvolvido especificamente para as condições operacionais e de via permanente das ferrovias brasileiras, proporcionando, através da otimização do comportamento dinâmico do vagão, um aumento significativo da segurança operacional e vida útil dos componentes, principalmente rodas, com mínimo de 15% de melhoria de vida da roda para desgaste e até 50% de melhoria na vida útil da fricção em comparação com os outros modelos de truque. O projeto conta também com sistema de freio incorporado ao truque, bem como a redução do consumo de combustível através de melhor dirigibilidade e processo de manutenção simplificado para substituições de componente, com melhor desempenho dinâmico e menor risco de descarrilamento.
Referência na fabricação de vagões plataforma para transporte de contêineres, além do PRT double stack, a Greenbrier Maxion possui outros cinco modelos de vagões plataformas para contêineres, siderúrgicos e carga geral.
Sobre a Greenbrier Maxion – Situada em Hortolândia-SP, desenvolve e produz todos os tipos de vagões de carga e truques ferroviários, através de linhas de montagem simultâneas com processos robotizados, robustos e de precisão. Possui também uma linha especializada em serviços ferroviários, que está apta a reformar, transformar e modernizar vagões e seus componentes. Possui capacidade de produção acessível e eficiente e fornece para todas as ferrovias e seus usuários no Brasil e no exterior, com penetração e atuação global.
Sobre a Brado – A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Possui estrutura própria composta por 16 locomotivas, mais de 3 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais. Seu leque de serviços especializados e customizados envolve diversos produtos e clientes nos segmentos reefer (com refrigeração para perecíveis) e dry (cargas em geral). A Companhia está presente nas cidades de Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Santos (SP), Cubatão (SP), Bauru (SP), Araraquara (SP), Sumaré (SP), Cambé (PR), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Ponta Grossa (PR) e Paranaguá (PR).
Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion
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