Contêiner é carga que mais cresce em ferrovias, mas ainda é 1% do total

Valor Econômico – A movimentação de carga nas ferrovias brasileiras avançou 3,07% em 2024, entre janeiro e novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O volume somou 364,46 bilhões de TKU (tonelada por quilômetro útil). O tipo de carga que mais avançou no ano passado foi o contêiner, com aumento de 8,96%. Porém, a categoria, que inclui as cargas da indústria, ainda representa uma parte ínfima do total: 4,44 bilhões de TKU, ou 1,22% — contra 1,15% em 2023. Os dados são da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários).

O minério de ferro é a principal carga do modal, com 66,67% do volume transportado em 2024, até novembro. Na sequência, vem o setor agrícola, com 26,16% do total. O segmento teve crescimento anual de 2,45% no período, abaixo da média de 2023. Os combustíveis tiveram uma retração de 2,48% entre janeiro e novembro de 2024, em relação ao ano anterior, e representaram uma fatia de 1,9% do volume global.

A participação da ferrovia nas exportações também teve avanço. A relação entre a carga ferroviária destinada aos portos e o total das exportações brasileiras foi de 60,34% em 2024, até novembro, contra 59,38% no ano anterior. No complexo portuário de Santos, o modal representou 49,23%, ante 49,36% em 2023.

Vagões double stack em operação na Brado – Foto: Divulgação Brado (reprodução Revista Ferroviária) – Ilustrativa

Fonte: Valor Econômico (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/01/12/continer-carga-que-mais-cresce-em-ferrovias-mas-ainda-1-pontos-percentuais-do-total.ghtml)

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