Revista Ferroviária – A Santos Port Authority divulgou a composição da nova cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Ferrovia Centro-Atlântica, operada pela VLI, MRS Logística e a Rumo tiveram suas propostas aprovadas pela SPA e terão até 45 dias para apresentarem um plano de transição operacional da Fips. A cessionária, composta pelas três empresas, deverá atuar sob um modelo de gestão associativa. Depois de apresentado e aprovado, o plano de transição terá um prazo máximo de 90 dias para ser implementado. A estimativa da SPA é assinar o contrato ainda este ano.
A nova cessionária será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão da Fips pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, no prazo máximo de cinco anos, contados da aprovação dos respectivos projetos executivos pela SPA. “O contrato associativo é uma das principais inovações da Fips, em que as empresas ferroviárias integrantes da cessionária realizarão uma gestão cooperativa baseada em uma autorregulação administrativa e operacional, na qual compartilharão custos e sem finalidade lucrativa. Ao longo de toda a vigência contratual a cessionária realizará, bianualmente, chamamentos públicos, de forma a garantir o ingresso de novos associados”, diz a SPA em nota.
Atualmente, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano, segundo a SPA. A expectativa é que nos próximos anos alcance 115 milhões de toneladas/ano, para dar vazão às perspectivas de crescimento do volume de grãos no porto. Hoje, a capacidade das ferrovias internas do complexo está próxima da saturação, afirma a autoridade portuária, com 94% de utilização.
De acordo com a SPA, as obras devem começar à medida em que os projetos executivos forem sendo aprovados. As principais intervenções serão: pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de três vias férreas para atendimento aos terminais de celulose; viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4-Marinha; passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia; pera ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos; novo viário da segunda entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.
A Revista Ferroviária publicou na mais recente edição uma entrevista com o diretor de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello, que explicou em detalhes o novo modelo de gestão da Fips. Saiba mais no link: https://revistaferroviaria.com.br/2022/09/aprovado-novo-modelo-para-a-fips/.
Fonte: Revista Ferroviária (https://revistaferroviaria.com.br/2022/10/sem-surpresas-fca-mrs-e-rumo-assumirao-a-gestao-da-fips/?utm_campaign=newsletter_18-10-2022-_diariamente_-_le_e_ld&utm_medium=email&utm_source=RD+Station)
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