Consórcio ‘Nos Trilhos de Novo’ vai fazer estudo de viabilidade de ferrovia da região

O consórcio ‘Nos Trilhos de Novo’ venceu a concorrência pública internacional e será o responsável por realizar os estudos de viabilidade técnica e econômica para a relicitação da Malha Oeste, que liga o município de Mairinque (SP) até Corumbá (MS), cruzando a maioria dos municípios da região de Araçatuba.

O trecho, que está abandonado e sem manutenção. Várias prefeituras, como a de Andradina, tem cobrado uma solução para que pelo menos seja feita a limpeza nas áreas próximas aos trilhos. A cidade de Andradina é cortada ao meio pela ferrovia. A administração tem feito uma manutenção esporádicas. Devido o mato alto, moradores relatam tanto o aparecimento de cobras, quanto o aumento da criminalidade em locais próximos.

ESCOLHA

 A decisão sobre a empresa foi homologada pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) na semana passada. Composto por quatro empresas, o consórcio vencedor é liderado pela Latina Projetos Civis e Associados e a previsão é de que o contrato entre a empresa e o banco seja assinado na próxima semana.

O trecho teve a qualificação recomendada no PPI (Programa de Parceria de Investimentos), do Governo Federal, em dezembro. A Malha Oeste –inicialmente NOB (Noroeste do Brasil) e, depois, assumida pela falida RFFSA (Rede Ferroviária Federal)– já passou por diferentes empresas depois de um processo de privatização que não resultou na sua plena recuperação.

DESISTÊNCIA

Até julho de 2020, a malha era gerida pela Rumo, que também controla as Malhas Paulista, Norte, Central e Sul. Assim, o Governo Federal tem dois anos para relicitar o trecho ferroviário que perpassa os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 1.973 km de extensão de linhas, em bitola de 1m.

Titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) do Mato Grosso do Sul, o secretário Jaime Verruck explicou que a Malha Oeste é uma artéria que liga também à Bolívia e ao Paraguai.

“Avançamos bastante em relação a relicitação da Malha Oeste prevista para o segundo semestre de 2022. Os estudos de viabilidade técnica e econômica serão realizados a partir de recursos do CAF”, afirma.

RECLAMAÇÃO Andradina é cortada ao meio pela ferrovia e administração reclama da falta de manutenção. Foto: Arquivo

Fonte: Folha de Região (https://www.folhadaregiao.com.br/2021/09/21/consorcio-nos-trilhos-de-novo-vai-fazer-estudo-de-viabilidade-de-ferrovia-da-regiao/)

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