Rumo transporta mais de 100 mil toneladas na região sul do Brasil

O mês de agosto foi bastante positivo para o transporte ferroviário de cargas na região Sul do Brasil. Ponta Grossa, como o maior entroncamento de estradas de ferro na região, também registrou um grande movimento de composições. Tanto que pelo município passaram, apenas nos 31 dias, 106 mil toneladas de celulose, valor recorde do transporte desse material para apenas um mês. O recorde anterior tinha sido registrado em junho deste mesmo ano, quando o valor somou 94 mil toneladas, o que representa que o crescimento foi de 13%.

Esse material sai da Unidade Puma, fábrica da Klabin localizada em Ortigueira, na região dos Campos Gerais, para a exportação. Desde outubro de 2016, a Rumo mantém uma parceria com a Klabin, produtora e exportadora de papéis, para transportar celulose entre a região de Ponta Grossa e o Porto de Paranaguá, no próprio estado do Paraná. A fábrica produz celulose de fibras curta e longa, totalizando uma fabricação anual de 1,5 bilhão de toneladas – valor que, em sua maior parte, cerca de 1 milhão de toneladas, é destinado para exportação.

Já falando da Rumo em geral, em toda a sua área de atuação, com todos os serviços ferroviários prestados na chamada ‘Operação Sul’, que engloba o Estado do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, foram quebrados novos recordes em agosto. O principal destaque foi o aumento de 14% no volume total de grãos (soja e milho) transportados em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foi escoado 1,18 milhão de toneladas de produtos agrícolas para os principais portos da região, que são os de Paranaguá e São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Esse desempenho da movimentação de grãos de agosto foi o terceiro melhor resultado histórico para da Companhia na Operação Sul. Os dois primeiros ocorreram também neste ano, nos meses de março (1,25 milhão) e abril (1,21 milhão).

Fonte: A Rede

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2018 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados