Greenbrier Maxion e AmstedMaxion completam 75 anos de atividades

Originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV), as empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion comemoram 75 anos de atividades neste ano de 2018. A nossa história começaou em 22 de outubro de 1943, quando o governo Getúlio Vargas decide criar a FNV – Fábrica Nacional de Vagões, com o intuito de fortalecer a indústria nacional e ampliar a ferrovia no Brasil.

Em 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe que, em 1998, devido à crescente expansão de suas atividades, decidiu dividir a empresa em duas unidades distintas: a Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários, voltada para o setor ferroviário e fundição; e Maxion Componentes Estruturais, atuando no setor de autopeças e Implementos Rodoviários.

A partir de uma joint venture entre a brasileira Iochpe-Maxion e a americana Amsted Industries Inc foi formada, em 2000, a Amsted Maxion. No ano de 2017, a gigante americana fabricante de vagões The Greenbrier Companies se torna acionista nas unidades ferroviárias da companhia e majoritária na unidade de vagões em Hortolândia, que passa a ter o nome de Greenbrier Maxion. Hoje, as duas empresas Greenbrier Maxion e Amsted Maxion formam a maior operação ferroviária integrada na América do Sul, oferecendo aos seus clientes soluções completas de produtos e serviços.

Greenbrier Maxion – Solução em vagões de carga, truques e serviços

Atenta às mudanças e ao dinamismo do mercado ferroviário, a Greenbrier Maxion desenvolve e produz todos os tipos de vagões de carga, através de linhas de montagem simultâneas com processos robotizados, robustos e de precisão. Com tecnologia diferenciada, os vagões possuem tara reduzida e maior capacidade de carga, além de carga e descarga automatizadas e fácil manutenção. Com capacidade instalada de 10 mil vagões, mais de 75 anos de atividades e parceria tecnológica com a norte-americana Greenbrier, fornece para todas as ferrovias e seus usuários no Brasil e no exterior, com penetração e atuação global. Através de uma engenharia avançada, produz vagões com projetos customizados atendendo as necessidades de cada cliente, de acordo com a carga a ser transportada e características de cada ferrovia.

Nossos truques, responsáveis pela dinâmica e estabilidade dos vagões são produzidos através de parceria com a Amsted Rail, líder no mercado mundial, com inovações e tecnologia de ponta para garantir o melhor desempenho dinâmico, menor risco de descarrilamento. Entre as principais inovações da empresa, o destaque é o truque Motion Control®, com tecnologia de ponta e projeto funcional para carga de amortecimento variável, o modelo gera redução no consumo das rodas e de combustível, melhor segurança e desempenho operacional, além de processo de manutenção simplificado.

A Greenbrier Maxion utiliza toda sua tecnologia e expertise, em uma nova linha especializada em serviços ferroviários em sua unidade em Hortolândia. O principal objetivo da nova linha de Serviços é oferecer ao mercado soluções completas no que se refere à operacionalização de vagões de carga. Isso permite que as operadoras fiquem livres de preocupações e custos elevados referentes à manutenção de seus vagões, concentrando esforços no foco real de seu negócio. Entre as principais vantagens, os destaques são: maior confiabilidade e disponibilidade; melhor produtividade; redução de backlog de manutenção; redução de custos, gestão de materiais e trem-hora-parada, além da reciclagem e reaproveitamento de materiais e peças. Os projetos, assim como alguns serviços, são tratados como demandas independentes, personalizadas e pensadas para as necessidades específicas de cada cliente.

Fundição AmstedMaxion

A AmstedMaxion, fundição com mais de quatro décadas de atuação, é hoje referência na fabricação e no fornecimento de fundidos ferroviários e industriais da América do Sul, atendendo aos mercados interno e externo, exportando para diversos países. Com capacidade de produzir 30 mil toneladas de peças fundidas e 85 mil rodas ferroviárias por ano, a empresa utiliza tecnologia de ponta para produzir peças de 10 quilos a seis toneladas, em aço carbono e baixa-liga, atendendo setores de mineração, máquinas e equipamentos para construção civil, sucroalcooleiro e ferroviário.

Produz uma diversificada linha de fundidos ferroviários e outros componentes, tais como: sistemas de choque e tração, pontas de viga central fundida, espelhos, travessas, laterais e hastes de ligação. Outro destaque são as rodas ferroviárias fundidas, produzidas em aço microligado e desenvolvidas com a exclusiva tecnologia Griffin, líder no mercado norte-americano, cumprindo todas as especificações e normas estabelecidas pelas mais rigorosas ferrovias do mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion/AmstedMaxion

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